Fórum da Água
No texto do Livro 44
Águaprendizado falei da importância
de se iniciar um movimento geral de aprendizado do tremendo valor da água (um
dos quatro pólos da Bandeira elementar - ar, água, terra/solo e fogo/energia –
necessários à Vida e à Vida-racional)
INTRODUÇÃO DA BANDEIRA ELEMENTAR NAS ESCOLAS
·
Pedagogia
do ar;
·
Pedagogia
da água;
·
Pedagogia
da terra/solo;
·
Pedagogia
do fogo/energia;
·
No
centro pedagogia da Vida;
·
No
centro do centro pedagogia da Vida-racional.
Surpreende-me que não haja ensino
disso, ainda. Que é fundamental instalar na grade curricular não tenho qualquer
dúvida, por mínima que seja. É extraordinário que no passado não tenham pensado
nisso!
O
USO DA ÁGUA
(usando a pontescada científica para ver)
1. Uso físico-químico;
2. Uso biológico/p.2;
3. Uso
psicológico/p.3;
·
Uso
pelas figuras ou psicanálises;
·
Uso
para objetivos ou psico-sínteses;
·
Uso pelas economias ou produções;
1. Uso agropecuário/extrativista;
2. Uso industrial;
3. Uso comercial;
4. Uso nos serviços;
5. Uso bancário;
·
Uso
pelas sociologias ou organizações;
·
Uso
nos espaçotempos ou geo-histórias;
4. Uso informacional/p.4;
5. Uso cosmológico/p.5;
6. Uso dialógico/p.6.
Enfim, devíamos estar conversando
diariamente sobre água nas escolas, nas repartições, nas empresas, em toda
parte, até nos bares. É um recurso vital, fundamental, e não damos a mínima
bola. De fato, isso mostra o quanto somos displicentes. E só porque o Brasil
foi superdotado (êpa!) - não quer dizer que a coisa não fique derrubada (êpa!),
se não for bem cuidada.
Vitória, quinta-feira, 25 de março de
2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário