quarta-feira, 7 de junho de 2017


Recuperando o Equilíbrio

 

TAXAS DE URBANIZAÇÃO DO MUNDO (uns são mais desequilibrados que outros)

Resultado de imagem para urbanização mundial
Resultado de imagem para urbanização mundial
http://s2.glbimg.com/0Dv7pjYZA3ztthmdC5go9kt34Ug=/0x0:1600x851/620x330/s.glbimg.com/po/ek/f/original/2013/12/13/projeto_educacao_urbanizacao_mundial_leonardo.png
Resultado de imagem para urbanização mundial

O MP, Modelo Pirâmide, diz que há equilíbrio quando a soma é 50/50.

Repare que o Brasil, com mais de 80 % de urbanização, está desequilibrado para o lado das cidades e que a Índia, com 29 % nas cidades está desequilibrado para o lado do campo. As coisas não vão bem quando desequilibradas, os conflitos aumentam.

AS MAIORES CIDADES DO MUNDO (elas devem esvaziar em certa medida – atrairam-nos para elas as facilidades, as benesses; entretanto, agora há telefonia universal, escolas em toda parte, Internet de banda larga, tranquilidade no campo, postos de saúde e hospitais próximos, farmácias e tudo de melhor na roça)

As 25 maiores do mundo.
http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2006/2006110700_dados_estatisticos-1-tm.jpg
É preciso fazer as contas, mas parece que em seu conjunto ultrapassam em muito a população brasileira de 210 milhões.

Antes o momento era do êxodo rural, agora o momento é outro, de retorno, de êxodo urbano que visa restabelecer o equilíbrio. Como já disse, a previsão é de que os ricos retornem primeiro, saindo dos inferninhos que estão virando as cidades gigantes, as megalópoles.

Tudo agora está a favor do campo, é só fazer a lista, até mais ajuizada e mais detalhada do que aquela acima, com programáquina rodando em automatismo os quesitos de composição para as vilas das proximidades (que, infelizmente, crescerão em tamanho até que a soma de humanos – sem mortes induzidas – diminua).

Vitória, quarta-feira, 7 de junho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário