quarta-feira, 7 de junho de 2017


A Proposta Indecente de Gore Vidal

 

ALGUMA INTERNETÍCIA (notícia de Internet) DE GORE VIDAL

Gore Vidal
Gore Vidal nasceu em 1925 na Academia Militar de West Point e foi criado em Washington, D.C. Seu pai, um pioneiro da aviação, trabalhou para o governo Roosevelt e seu avô foi o senador T. P. Gore. Escritor consagrado, notabilizou-se pela visão única e cáustica da natureza humana e dos EUA, em especial.

GORE VIDAL FALA

GORE VIDAL : "NÓS O POVO", SOMOS O VERDADEIRO INIMIGO VIDAL É UM DOS MAIORES CRÍTICOS DA CULTURA DOS EUA - o romancista e ensaísta norte-americano Gore Vidal é considerado um dos mais importantes críticos da cultura e da política contemporâneas dos EUA. Nascido na Academia Militar de West Point, no Estado de Nova York, cresceu na casa de seus avôs, o senador Tomas Gore, em Washington. É primo de Al Gore, candidato derrotado por George W. Bush na eleição presidencial de 2000.

                            Gore Vidal provavelmente está certo em muitas coisas sobre os EUA, porque são uma nação abusada mesmo, em tantos aspectos; em outros, para tanto poder que deteve e detém, causou relativamente poucos danos.

                            Ele escreveu um livro extraordinário, Criação (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, original americano de 1981), mas também escreveu um livro blasfemo, Ao Vivo do Calvário, O Evangelho Segundo Gore Vidal (que passa por ser FC), Rio de Janeiro, Rocco, 1993, original americano de 1992, no qual um viajante do tempo (até onde compreendi, não li o livro todo) acaba por distorcer a geo-história, fazendo Jesus nascer no Japão. Como você poderá compreender ao ler A Polêmica de Hart (Livro 1) e outros da seqüência em que abordei Jesus e neste Livro 76, Se Jesus Fosse Chinês, se Jesus tivesse nascido no Oriente o Ocidente estaria completamente dominado, sequer teria existido, tendo sido completamente absorvido pela tirania oriental, e não existiria democracia que, embora ruim, péssima mesmo, ainda é, como disse Popper (Karl, austríaco, 1902 – 1994, 92 anos entre datas), o melhor dos mundos. Que raiva extraordinária Vidal tem do Ocidente! Só com base nesses raciocínios podemos compreender isso. Que o teria levado a tal posição? Eis algo que seria central em sua biografia: o que o teria transformado em completamente antiocidental?

                            Vitória, domingo, 11 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário