sexta-feira, 3 de março de 2017


Três Focos

 

                            Nas conversas com Altamiro ele colocou sua tese sobre o GÁUCHO (usa essa versão para distanciar de Gaúcho, que é o habitante dos pampas argentinos, paraguaios, uruguaios e brasileiros, no Rio de Grande do Sul, simbolizando com ela certa busca de liberdade que vem do Sul para o Norte, tendendo a contaminar). Para ele o Rio de Janeiro foi o foco recente onde essa ânsia de liberdade se encravou, vindo com Getúlio e Brizola.

                            Minha antiga idéia é que em Salvador, capital brasileira até 1763, no Rio de Janeiro até 1960 e daí em diante Brasília, são criados três focos, revolucionários por natureza. É que os que buscam a liberdade vão para onde há maior possibilidade de expressão, onde as pessoas são mais alegres, até por contarem com vida mais folgada, que vem de as capitais carrearem recursos dos demais municípios dos estados e das nações. Por exemplo, agora a maior renda percapita brasileira não é de São Paulo, o estado mais produtivo qualitativa e quantitativamente, mas de Brasília, Distrito Federal e capital brasileira. Há muita folga, muito ócio, muita liberdade e todos os despossuídos que podem e querem se aventurar fora de sua terra vão para esses lugares. Mulheres, negros, índios, velhos, moços, homossexuais, todos os que estão em condição inferior de expressão política vão para esses lugares.

                            Acontece que o poder imperial português desejou promover a ocupação do Sul, para fazer frente à Argentina e aos espanhóis, e ao mesmo tempo promover o esvaziamento psicológico, em particular o político de Salvador, transferindo o poder mil e quinhentos quilômetros para baixo. Depois, já em 1960 desloca-se novamente para Brasília, promovendo a ocupação geográfica ou espacial do Centro-Oeste (a título de centralizar geograficamente o Brasil e estar mais próximo da Amazônia) e o esvaziamento político do Rio de Janeiro, então efervescente, até em virtude da maior liberdade pós-guerra (1945 a 1968, que é o dobre de finados dos movimentos culturais ou nacionais no mundo inteiro).

                            Fugiu. Foge sempre, o medroso poder português, evitando sempre os enfrentamentos que Ciro Gomes pede inutilmente.

                            Ora, ao criar Brasília criou um triângulo, três vértices, o ES ficando no meio (500 km do Rio de Janeiro, 1.100 de Salvador, 1.000 de Brasília). Agora, se for lançado um repto revolucionário, ele ressoará em três pontos distintos. Em vez de um foco só, que seria facilmente dominado, três, que podem propagar em circunferências crescentes as idéias.

                            Aquilo que postulavam, ocupação geográfica com simultâneo esvaziamento ideológico ou político, bom num primeiro momento, tornou-se para eles uma tragédia posteriormente, por estarem dadas as condições da revolução. Assim, sem qualquer preparação revolucionária o cenário mais favorável foi desenhado pela burguesia fujona.

                            Como eu sempre disse, só falta mesmo é a teoria e a prática mais conseqüente, mais correta e justa, para dar o pontapé inicial no novo jogo, e é isso que estamos nos propondo fazer.

                            Vitória, sexta-feira, 18 de julho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário