domingo, 5 de março de 2017


Instituto do Sino

 

                            A Curva do Sino (por ter esta forma em corte) ou de Gauss (o matemático que a descobriu) ou das Distribuições Normais (que é o modo dela operar) é em si mesma um fenômeno. Junto com o erro estatístico de 5 % coloquei distribuição de (2,5 + 47,5 + 47,5 + 2,5) % na soma zero para qualquer par polar oposto/complementar, entre esquerda e direita. Isso nos permite colocar A, B, C e D (não é julgamento de valor – poderíamos pegar letras de outros alfabetos), AA, AAA e AAAA ou A, 2A, 3A e 4A, este último significando (1/40)4 ou numa população de 6,3 bilhões uns 2,5 mil indivíduos que percorrem todo o dicionário, em cada caso. Por exemplo, em termos de AMOR 2,5 mil são os mais afortunados, ao passo que há outro tanto que é completamente desafortunado. Dos sortudos metade é de crianças; dos que sobram metade é de homens e metade de mulheres. Qual é a chance remota de um 4A encontrar uma 4A?

                            Poderíamos seguir analisando e os matemáticos e os tecnocientistas deveriam fazer isso mesmo, especialmente os psicólogos, aprendendo muito no processo, eu penso. Se as empresas são 1/16 (25 % de médios-altos e ricos, deles ¼ é o líder na família) da população do mundo, serão 400 milhões de empresas, as A sendo 10 milhões, as AA 250 mil, as AAA 6,25 mil e as AAAA apenas 150 (empresas perfeitíssimas em tudo que fazem – o que é assustador, tão baixo contingente). Poderíamos montar cones, com o vértice tocando a excelência e para baixo curvas de nível. Naturalmente os estudos matemáticos mostrarão muito mais, incomparavelmente mais.

                            Disso despontará toda uma Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) geral nova, que propenderá à matematização mais completa. Com base em que as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) já oferecem aquilo que chamei de cártulas ou cartuchos à sintanálise psicológica dos conjuntos, muito poderá ser sabido apenas investigando os procedimentos já conhecidos, com o que faremos previsões de fenômenos nunca reparados.

                            Vitória, sexta-feira, 25 de julho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário