A Potência das Ideias
São de duas ordens
as idéias: as práticas e as teóricas, aquelas relativas aos objetos e às
formas, estas aos conteúdos ou conceitos ou estruturas. Qual delas tem mais
potencial de desdobramento? Evidentemente a idéia conceitual de Newton de unir
o terrestre e o celeste através da força da gravidade (pré-anunciada por
outros) foi de uma potência frutificadora ímpar e os desdobramentos do cálculo
são tantos e tão grandes que não é possível realmente avaliar com justeza.
Por outro lado,
embora nitidamente um objeto não tenha essa capacidade multiplicadora, o
conjunto deles tem, e a simples modificação de uma passagem, a invenção do
clipe, o aparecimento do elevador de Otis e outros inumeráveis objetos
transformaram TANTO o nosso ser que não poderíamos igualmente avaliar. Se não
fosse o aparecimento dos objetos novos poderíamos perfeitamente acomodar TODO O
CONHECIMENTO TEÓRICO nos marcos do Feudalismo ou mesmo do Escravismo inicial,
se aquele Conhecimento pudesse lá surgir, como foi previamente anunciado pelos
gregos. Em si mesmas as fórmulas newtonianas em nada mudariam o mundo, ao passo
que a convivência com os objetos sim. O que é que efetivamente construiu o
mundo moderno? Foram os objetos introduzidos um pouco antes de 1453 até 1789.
Do mesmo modo o que produziu o mundo contemporâneo foram os objetos inventados
um pouco antes de 1789 até 1991 (quando, eu digo, a Queda da URSS trouxe-nos ao
mundo pós-contemporâneo).
Idéias teóricas
ficam apenas nas cabeças das pessoas e o mundo não precisa mudar externamente
para acomodá-las, nem mesmo às idéias políticas. As pessoas poderiam ter
passado ao Capitalismo (já em sua terceira onda no primeiro e no segundo mundo)
sem qualquer rebuliço, não fosse a ampliação proposta pela presença dos
objetos. No final das contas as coisas mais simples, os objetos, é que nos
transformaram. As idéias práticas mais desprezadas mostraram-se como as mais
importantes, porque as idéias teóricas teriam ficado apenas nas cabeças das
elites, sem contaminar o povo. São os objetos que doam liberdade ao povo.
Compreende-se porque as elites brasileiras recusam-se consistentemente a
investir na descoberta e no patenteamento dos objetos. Elas são por natureza
antidemocráticas e antipopulares.
Vitória, quarta-feira,
30 de julho de 2003.
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