Telecurso Avançado
Já expus no Livro 9,
Projetando um Novo Vestibular, como
podemos usar os recursos contemporâneos de computação gráfica, via Rede Globo
ou outra empresa profissional, para melhorar a apresentação dos cursos
vestibulares, tornando-os consideravelmente mais avançados, recorrendo aos
recursos dos antigos livros Martins e Eu,
da Física de cursinho do Curso Objetivo, só que muito mais adiantado.
Aqui podemos fazer
esses tais telecursos avançados, no sentido de estarem NO EXTREMO DO CONHECIMENTO
(Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/ideologia, Ciência/Técnica e
Matemática), isto é, PARA OS EXTREMOS CONHECEDORES, pesquisadores & desenvolvedores
teóricos & práticos da frente de ondas do trem de mudanças. Seriam dadas
aulas para os cientistas mesmo. Como ninguém pode freqüentar mais que fração
pequeníssima de um segmento da pontescada científica (Física/química,
Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6),
cada aula versaria sobre o conhecimento mais avançado de um subsetor, digamos
de determinada teoria da Física, cromodinâmida quântica, ou da Matemática,
teoria das folheações, processos markovianos, ou da Biologia, mutagênese, ou o
que fosse, o que estivesse mais em dia mesmo.
Os cientistas que
estivessem postulando dariam as aulas, complementadas por computação gráfica
que modelaria os bonecos, dilataria as vistas, apontaria detalhes, exporia os
elementos em debate neste mesmo instante. Assim como as revistas de divulgação
fazem para o amplo público seria feito para as pessoas à frente do compasso de
mudança.
O mesmo se daria na
Psicologia (psicanálise, psico-síntese, economia, sociologia e geo-história) e
Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos),
sempre visando os transformadores, as locomotivas, não os vagões que são
puxados. Se serve para frente servirá sempre para os de trás, que virão em
seguida, durando bastante tempo como evidência.
Vitória,
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003.
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