quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Suharto e Nyerere

 

UM E OUTRO

Hadji Mohamed Suharto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Soeharto.jpg
Simplesmente Suharto (Kemusuk, Yogyakarta, 8 de junho de 1921Jacarta, 27 de janeiro de 2008) foi um político e militar indonésio.[1]
Foi general e o segundo presidente da Indonésia entre 1967 e 1998[2]
Suharto nasceu em 8 de junho de 1921 durante o Índias Orientais holandesas, em uma casa de bambu trançado murado na aldeia de Kemusuk, uma parte da grande aldeia de Godean. A aldeia fica a 15 km a oeste de Yogyakarta, o coração cultural do javanesa. Seu pai, Kertosudiro tinha dois filhos de seu casamento anterior, e era um oficial de irrigação da aldeia. Sua mãe Sukirah, uma mulher local, era parente distante do sultão Hamengkubuwono V por sua concubina em primeiro lugar[2].
Julius Nyerere
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/30/Julius_Nyerere_cropped.jpg/300px-Julius_Nyerere_cropped.jpg
Julius Kambarage Nyerere (Butiama, 13 de abril de 1922Londres, 14 de outubro de 1999) foi um político tanzaniano. Ele foi presidente do Tanganyika, desde a independência deste território em 1962 e, posteriormente, da Tanzânia até se retirar da política em 1985. Em (1985-86) foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.
Nyerere nasceu no Tanganyika, filho de um chefe Zanaki, e ficou conhecido pelo cognome Mwalimu (professor, em KiSwahili), da sua anterior profissão antes de se tornar activo na política, mas também pela sua forma de dirigir. Estudou para professor na Universidade Makerere, em Kampala (Uganda) história e economia política na Universidade de Edimburgo.

1)      Suharto era militar ditador, ladrão, corrupto e assassino, no entanto, desenvolveu a economia de seu país através de uma rede de corruptos e corruptores, conta o autor que li;

2)     Nyerere era educado, um doce de pessoa, todos o amavam e paparicavam, era católico, um santo, porém afundou a economia de sua pátria.

Pergunta o economista, como explicar isso?

Muito simples, o pensamento de Nyerere era mágico-socialista (o socialismo é doutrina supressora do pensamento alheio, é doença mental que deseja dar aos outros sem haver produção própria, apenas vivendo do alheio – o certo seria dizer SOCIALIDADE, COMUNIDADE, ANARQUIDADE), queria o bem sem se empenhar em produzi-lo e organizá-lo, vivia esperando cair do Céu. Tudo muito organizado e bondoso, sem produção.

O do bandidaço Suharto deixava o desenvolvimento se fazer (com muita pobreza e miséria, claro, e com enriquecimento próprio e dos seus) ao seu ímpeto caótico, com isso as pessoas se lançavam adiante, sem qualquer contenção (o ambiente sofria muito, como também no Brasil). Prender as pessoas, conduzi-las, coloca-las em torniquetes é a pior coisa, elas ficam impedidas de pensar e de ir adiante.

O ideal ainda não essa democracia conspiradora do Ocidente, algo melhor deve surgir, mas pelo menos aqui há a chance de esbravejar, de fazer passeatas contra os governantes e o que acharmos errado.

As grandes questões são a liberdade política, os avanços esperados em relação à consideração para com o povo, o verdadeiro empenho de livrá-lo da escuridão da ignorância e de trabalhar por sua dignificação alimentar, sua saúde e outras demandas.

Vitória, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017.

GAVA.

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