domingo, 5 de fevereiro de 2017


Núcleo do Núcleo

 

                            A epistemologia é, no Houaiss eletrônico, “reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano” (de epistem-, “familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade; conhecimento científico, ciência”, e –logia, “ciência, arte, tratado, exposição cabal, tratamento sistemático de um tema” – no conjunto TRATADO DO CONHECIMENTO, sempre tomado como científico, segundo o paradigma ou programa atual).

                            No modelo o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral é muito mais vasto que apenas a pontescada tecnocientífica, em particular a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6). É largo, alto e profundo.

                            Teríamos então essa epistemologia menor, que é somente científica, e a Epistemologia, que é de todo o Conhecimento (em maiúsculas conjunto ou grupo ou família de conhecimentos).

                            AS EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS

·        Teoria do conhecimento físico-químico

·        Teoria do conhecimento biológico/p.2

·        Teoria do conhecimento psicológico/p.3

·        Teoria do conhecimento informacional/p.4

·        Teoria do conhecimento cosmológico/p.5

·        Teoria do conhecimento dialógico/p.6

A TEORIA DO CONHECIMENTO PSICOLÓGICO/P.3

·        TdC psicanalítico ou das figuras

·        TdC psico-sintético ou dos objetivos

·        TdC econômico ou das produções

·        TdC sociológico ou das organizações

·        TdC geo-histórico ou dos espaçotempos

A TdC DO CONHECIMENTO ECONÔMICO

·        TdCE agropecuário/extrativista

·        TdCE industrial

·        TdCE comercial

·        TdCE de serviços

·        TdCE bancário

Veja, a coisa é grande mesmo. Muito grande, mesmo.

                            Com a dificuldade adicional de que há uma compactação que traduz leveza, beleza da convergência da multitude, completamento, finalização, e concordância, conformidade, harmonia, adequação.

                            Quando alguém termine será uma Árvore de Localizações das Potências ou Possibilidades compreensivas, o núcleo do núcleo da Epistemologia, o âmago mesmo. Como uma árvore de natal (na Rede Cognata = ÁRVORE DO MODELO ou estudo) permitirá a digitação dos interesses, por palavras, ou o desenho em tela, o programáquina indicando onde a PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa) ou o AMBIENTE (município/cidade, estado, nação ou mundo) se inserirá. Em sucessivas superfícies esféricas tocará os pontos mais próximos na Árvore, seja no mesmo galho epistemológico (um dos quatro vértices duplos, ou a Matemática, que é o tronco comum) ou em outro, no mesmo plano ou em diferentes patamares. Um ponto brilhará e dele emergirão as superfícies das esferas. Ou, no plano das paridades com as demais pontescadas dos outros partidos altos e baixos do Conhecimento, consecutivas circunferências espraiando-se para chamar os que estejam envolvidos com os mesmos conceitos ou desenhos, as formestruturas de mesma potência.

                            Em anexo coloco algo que peguei na Internet: veja que é coisa muito boa, mas dispersa, extensa demais, pouco indicativa. E naturalmente não nos dá a chance de sabermos exatamente onde estamos, fazendo o quê, quem está próximo, quem está acima ou abaixo em termos de equações de transferência, a quem solicitar esclarecimentos, que professores contatar, que bibliotecas visitar, a que formas e conceitos preferencialmente atentar, e assim por diante. As coisas já existentes são muito boas, mas podem ser consideravelmente melhoradas.

                            Ademais, em termos de teorização, os que estão excluídos e em disputa poderão aproximar-se e conversar, para capitular a fusão esperada dos dois modos de conhecer, quais sejam a emoção que se debruça prazerosa no aproveitamento gostoso do ato de ver, abstendo-se do distanciamento da razão, praticando já a fusão com o visto, como fazem os magicartistas, e o raciocínio que foca para produzir os resultados finalizantes da tramurdidura ou tecido da compreensão, cuidando de provisoriamente excluir a tentação do sentimento, como fazem os tecnocientistas.

                            Vitória, quinta-feira, 13 de março de 2003.

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