quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Macrosocioeconomia

 

                            A Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) pode ser vista no plano menor das socioeconomias ou produções-organizações, em particular no da Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos).

                            Portanto, S/E agropecuária/extrativista, ou seja, socioeconomia ou produçãorganização pecuária, digamos.

                            A S/E pode ser dividida em macro-S/E e micro-S/E. Vejamos o que viria a ser isso. Para sermos sistemáticos, sigamos a mesopirâmide, a da inserção Psicologia/p.2 e Informacional/p.4.

                            Denominaríamos MACRO-S/E aquela referente aos AMBIENTES (mundo, nações, estados e municípios/cidades, o item mais simples de todas as macro) e MICRO-S/E aquele referente às PESSOAS (empresas, a mais complexa de todas, e grupos, famílias e indivíduos). Poderíamos redividir esta última, como se faz usualmente nos impostos (e foi acrescido no modelo) em micro-jurídica (empresas e grupos) e micro-física (famílias e indivíduos).

                            Agora temos critério.

                            Não é apenas porque é grande (macro) ou pequeno (micro), mas quão grande é, ou quão pequeno? O modelo mensura e estabelece os limites. Se for S/E de cidades é macrosociologia e macroeconomia (urbana, no caso), se de empresas é microsociologia e microeconomia (empresarial, no caso). Elas se referirão sempre àqueles CINCO modos econômicos e CINCO modos sociológicos, quer dizer, PRODUÇÃORGANIZAÇÃO PARA A MICROSOCIOECONOMIA EMPRESARIAL INDUSTRIAL. Agora temos tudo bem delimitado.

                            Vitória, sexta-feira, 28 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário