quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Estranhezas da Rede Cognata

 

                            Na Rede Cognata (veja Livro 2, Rede e Grade Signalítica) zigurate = PIRÂMIDE. Esta nós sabemos o que é, enquanto zigurate é, segundo o Aurélio eletrônico, templo babilônico em forma de pirâmide. Acontece que pirâmide = PLANETA = PONTO = HORIZONTE = PERÍMETRO, etc., q.v. o texto citado. Então as pirâmides estariam lá pelos seus perímetros? Estes é que têm significado? Deveríamos medir os perímetros das pirâmides de Quéops, de Quéfren, de Miquerinos?  Elas não estão perfeitamente alinhadas, formam um triângulo; deveríamos marcar os perímetros segundo a seção dos três ângulos? O que isso apontaria?

                            E quanto a pessoa e alguém?

                            Pessoa = HOMEM e alguém = VAGINA, de forma que seria apropriado a mulher dizer que está com “uma pessoa” e o homem que se juntou “a alguém”.

                            Numa reportagem de ontem uma nutricionista disse que o objetivo da alimentação seria o equilíbrio, o delicado; acontece que equilíbrio = DELICADO.

                            Veja que dilema (s) = EQUAÇÃO (ões) = EQUILÍBRIOS = DUPLOS = TENSÕES = TORÇÕES, etc. Os não matemáticos acham que uma equação do tipo x + a = 0 só tem um membro, porque do outro lado está um zero, o que não é verdade, pois poderíamos fazer a qualquer instante x = - a. As equações SÃO SEMPRE duplas.

                            Vendo no canal fechado Infinito uma reportagem em que Joseph Campbell, o famoso mitólogo americano, discorria sobre a mitologia navajo, captei estas frases, que traduzi na RC:

·        “ela se banha, o sol se deita sobre ela” = ELA SE TESA (SE DESPE), O HOMEM (O PAI) SE DEITA SOBRE ELA;

·        grande mosca, pequeno vento = GRANDE MUNDO, SOBERANO PLANETA;

·        filho da água, matador de inimigos = FILHO DA TERRA, MODELO DE PIRÂMIDES (se f = P = S = X = Z, SOL DA TERRA);

·        mundo em que foi criado = MODELO EM QUE FOI GERADO.

Enfim, os mitos não são o que parecem – são instruções remotas passadas adiante.

Perspectiva = PONTO = HORIZONTE, quer dizer, “ponto de fuga” = PERSPECTIVA DE EQUILÍBRIO = HORIZONTE DE FUGA = PERÍMETRO DE FUGA (mas, se f é consoante, fuga = PIRÂMIDE = PORTA = SAÍDA = ENTRADA, etc., daí PLANETA DA PORTA = HORIZONTE DE ENTRADA, etc.).

Até aí, tudo bem, o modelo faz traduções.

Isso já foi visto.

O problema é que homem = SAIA, que as mulheres usam agoraqui, ao passo que mulher = MACHO e homem = FÊMEA, no português, enquanto no inglês man = MULHER e woman = HOMEM. Parecem existir DUAS línguas, uma oposta da outra, uma do começo para o meio e outra do fim para o meio. Qual é uma e qual é outra?

Vitória, segunda-feira, 24 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário