sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017


Curiosidades da Rede Cognata

 

                            Vou pegar partes de vários livros, traduções feitas com a Rede e Grade Signalíticas, Livro 2, q.v.:

·        De Hernani Donato, Dicionário de Mitologia, São Paulo, Cultrix, s/d, p. 21: “ACUÊ – Também Ecuê, tido pelos afro-cubanos do culto de Abassi como o primeiro homem sobre a Terra, moldado com a seiva de uma grande árvore. Tem como irmão a Mbéri, seguindo as crenças afro-americanas de que os heróis povoadores só podem aparecer em dupla”, negrito e colorido meus. Se V = B (isto é, se a pseudoconsoante é B, como em travesseiro = TRABESSEIRO = TRAVESSA = TRABESSA), então uma tradução válida seria MODELADO COM A CHAVE DE UMA GRANDE CRIADORA.

·        Idem, p. 19: “ABASI – Deus máximo de culto agro-cubano. É a origem da raça, o que espiritualmente ficou no céu orientando ou castigando os terrenos. Por extensão é o supremo poder espiritual. Criou todas as coisas retirando-as da copa ou do oco do tronco de uma grande árvore. Seus filhos Mbéri e Acue foram os primeiros homens”. Mbéri = MODELO e Acuê = T = EQUILÍBRIO. Abasi = CAOS, oco = T.

·        Novamente, p. 19/20: “ABASSI – Entre as tribos negras ocidentais, nos territórios da antiga África francesa, o deus que povoou o mundo. O texto foi recolhido (...)”, e segue, negrito e colorido meus. Ou seja, O DEUS QUE CHAVEOU O MODELO.

·        Li num lugar qualquer (foi falha minha não anotar) que “se plano não for aberto o projeto será fechado”, ou algo assim, cuja tradução seria: SE PI NÃO FOR ABERTO (CRIADO = GERADO) O PLANETA SERÁ MORTO. Mas, se F = S, então fechado = SOLTO.

·        País = HOMEM, nação = MULHER. Por quê essa distinção? Certas coisas da Rede me escapam.

·        Ladainha = ROTINA = LITANIA = RITMO, Ladainha é “S.f. 1. Série de curtas invocações em honra de Deus. 2. enumeração ou relação fastidiosa, lengalenga. 3. Discurso longo e fastidioso”, no Dicionário Michaelis-UOL. Litania inclusive é sinônimo de ladainha. Rotina é “S.f. 1. Caminho habitualmente trilhado e sabido. 2. Uso geral. 3. Hábito de proceder sempre da mesma maneira, sem atender aos progressos”, idem. Ritmo é “S.m. 1. Movimento ou ruído que ocorre com intervalos regulares. (...)”. Veja que a Rede torna todas as palavras aparentadas, assim como a outras: ÁTOMO = COSMOS = ORDEM = ADÃO = COMUM, etc.

·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário