Biblioteca Nova
Ao estar na reitoria
da UFES com o professor Roberto Garcia Simões, da arquitetura, para mostrar-lhe
a classificação do modelo para o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião,
Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, e na esperança da
realização de um seminário de relocação das matérias na chamada Classificação Digital Universal, CDU,
imaginei que doravante as bibliotecas poderiam adotar a postulação da
pontescada tecnocientífica, composta de: 1) pontescada científica:
Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5,
Dialógica/p.6; 2) pontescada técnica: Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3,
Cibernética/X4, Astronomia/X5 e Discursiva/X6.
Seriam 6 x 2 = 12,
mais a Matemática, 13, e 12 x 2 = 24, mais a Matemática, 25, estantes, como
mínimo.
Acontece que dentro
do espectro eletromagnético ou janela de luz há três cores básicas (vermelho,
amarelo e azul), que podem compor todas as demais. Mas no arco-íris temos 7, ou
seja, 6 + 1, esse um podendo ser a Matemática. Sobrando seis podemos colocar
Física e Química no mesmo patamar, como deve ser, e assim por diante. Do mesmo
modo na PE técnica, com tons ou variações da mesma cor, ou seja, para a F/Q o
vermelho (ou o azul) e para a D/p.6 o azul (ou vermelho), enquanto a E/X1
ficaria com um tom de vermelho (ou de azul) e a D/X6 teria um tom de azul (ou
de vermelho).
Agora temos seis
pares de estantes, com seis cores imediatamente distinguíveis de longe, ao
menor golpe de visão, exceto para os daltônicos, os que não distinguem as
cores. Por outro lado, as estantes da Física/Química e da Engenharia/X1, tendo
a mesma cor e tons diferentes, postas lado a lado, poderão ser acrescentadas de
branco, de forma a esmaecerem para as disciplinas que elas possuem, no caso
também seis, de baixo para cima, as mais fundamentais em baixo, as que alcançam
os patamares superiores mais acima.
Se escolhido o
vermelho para F/Q, lado esquerdo para a Física, lado direito para a Química (ou
vice-versa), a mesma estante pode ser dividida em duas partes, duas seções,
cada qual começando do vermelho mais escuro e indo aos poucos clareando com o
branco, e do mesmo modo, encostada, a outra estante da Engenharia e de X1,
também separada em dois segmentos verticais.
Agora temos lugar
para as 25 disciplinas, a Matemática situada fisicamente no centro delas todas,
em verde, digamos, também clareada, e igualmente a estante separada em duas
partes, Álgebra e Geometria, mais um centro para a Geometrialgébrica (dita
Geometria Vetorial).
DE LONGE, sem
qualquer dificuldade, com o passar do tempo as pessoas identificarão
prontamente os conhecimentos da pontescada TC. As novas gerações não terão
qualquer dificuldade, ficando desde cedo impresso como uma segunda natureza
mesmo, o que é, como o modelo diz.
Por outro lado,
resta a questão dos outros vértices do quadrado do Conhecimento. Eles podem
ficar em outras salas, dado que replicam a P/E TC em tudo (embora ainda não
saibam disso). Ou adotam as mesmas cores ou ficam sem elas, porque prioritário
é identificar positivamente a TC, dado que é com ela que o mundo está
prosperando mais rapidamente.
Entrementes,
vendo-se a importância dos demais modos altos e baixos, as mesmas cores podem
ser adotadas, com formas geométricas diferentes para as prateleiras das
estantes. Se para a T/C são escolhidas as conhecidas estantes de prateleiras
retangulares, para a Magia/Arte, a Teologia/Religião e a Filosofia/Ideologia
podem ser escolhidas as quadradas, redondas, losangulares, o que for, a estudar.
Esses pesquisadores não devem se sentir desprestigiados, pelo contrário, mas
devem entender a necessidade premente de enquadrar a T/C.
Veja que no total
(se a Matemática for posta numa sala inteiramente separada) precisaríamos de 24
x 4 = 96, 96 + 1 = 97 estantes. Se a grande quantidade de volumes de Matemática
ficar de fato numa sala ou até ala independente as estantes dela podem ser
sempre da cor central, não sei se o verde. Verde-vermelho para a Geometria (ou
o contrário), verde-azul para a Álgebra (ou o contrário), totalmente verde para
a G.-A.
E está pronto o
sistema.
Vitória,
sexta-feira, 14 de março de 2003.
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