segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


Biblioteca Nova

 

                            Ao estar na reitoria da UFES com o professor Roberto Garcia Simões, da arquitetura, para mostrar-lhe a classificação do modelo para o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, e na esperança da realização de um seminário de relocação das matérias na chamada Classificação Digital Universal, CDU, imaginei que doravante as bibliotecas poderiam adotar a postulação da pontescada tecnocientífica, composta de: 1) pontescada científica: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6; 2) pontescada técnica: Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4, Astronomia/X5 e Discursiva/X6.

                            Seriam 6 x 2 = 12, mais a Matemática, 13, e 12 x 2 = 24, mais a Matemática, 25, estantes, como mínimo.

                            Acontece que dentro do espectro eletromagnético ou janela de luz há três cores básicas (vermelho, amarelo e azul), que podem compor todas as demais. Mas no arco-íris temos 7, ou seja, 6 + 1, esse um podendo ser a Matemática. Sobrando seis podemos colocar Física e Química no mesmo patamar, como deve ser, e assim por diante. Do mesmo modo na PE técnica, com tons ou variações da mesma cor, ou seja, para a F/Q o vermelho (ou o azul) e para a D/p.6 o azul (ou vermelho), enquanto a E/X1 ficaria com um tom de vermelho (ou de azul) e a D/X6 teria um tom de azul (ou de vermelho).

                            Agora temos seis pares de estantes, com seis cores imediatamente distinguíveis de longe, ao menor golpe de visão, exceto para os daltônicos, os que não distinguem as cores. Por outro lado, as estantes da Física/Química e da Engenharia/X1, tendo a mesma cor e tons diferentes, postas lado a lado, poderão ser acrescentadas de branco, de forma a esmaecerem para as disciplinas que elas possuem, no caso também seis, de baixo para cima, as mais fundamentais em baixo, as que alcançam os patamares superiores mais acima.

                            Se escolhido o vermelho para F/Q, lado esquerdo para a Física, lado direito para a Química (ou vice-versa), a mesma estante pode ser dividida em duas partes, duas seções, cada qual começando do vermelho mais escuro e indo aos poucos clareando com o branco, e do mesmo modo, encostada, a outra estante da Engenharia e de X1, também separada em dois segmentos verticais.

                            Agora temos lugar para as 25 disciplinas, a Matemática situada fisicamente no centro delas todas, em verde, digamos, também clareada, e igualmente a estante separada em duas partes, Álgebra e Geometria, mais um centro para a Geometrialgébrica (dita Geometria Vetorial).

                            DE LONGE, sem qualquer dificuldade, com o passar do tempo as pessoas identificarão prontamente os conhecimentos da pontescada TC. As novas gerações não terão qualquer dificuldade, ficando desde cedo impresso como uma segunda natureza mesmo, o que é, como o modelo diz.

                            Por outro lado, resta a questão dos outros vértices do quadrado do Conhecimento. Eles podem ficar em outras salas, dado que replicam a P/E TC em tudo (embora ainda não saibam disso). Ou adotam as mesmas cores ou ficam sem elas, porque prioritário é identificar positivamente a TC, dado que é com ela que o mundo está prosperando mais rapidamente.

                            Entrementes, vendo-se a importância dos demais modos altos e baixos, as mesmas cores podem ser adotadas, com formas geométricas diferentes para as prateleiras das estantes. Se para a T/C são escolhidas as conhecidas estantes de prateleiras retangulares, para a Magia/Arte, a Teologia/Religião e a Filosofia/Ideologia podem ser escolhidas as quadradas, redondas, losangulares, o que for, a estudar. Esses pesquisadores não devem se sentir desprestigiados, pelo contrário, mas devem entender a necessidade premente de enquadrar a T/C.

                            Veja que no total (se a Matemática for posta numa sala inteiramente separada) precisaríamos de 24 x 4 = 96, 96 + 1 = 97 estantes. Se a grande quantidade de volumes de Matemática ficar de fato numa sala ou até ala independente as estantes dela podem ser sempre da cor central, não sei se o verde. Verde-vermelho para a Geometria (ou o contrário), verde-azul para a Álgebra (ou o contrário), totalmente verde para a G.-A.

                            E está pronto o sistema.

                            Vitória, sexta-feira, 14 de março de 2003.

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