quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Okavango

 

                            Botswana ou Botsuana fica logo acima da África do Sul, o “gigante econômico da África”, como diz a Barsa eletrônica, e tem 581.987 km2 (no Almanaque Abril 581.730 km2) equivalente no Brasil a Minas Gerais, que tem 582.586 km2, apenas pouco maior. Tinha em 2001, segundo o AA, 1,6 milhão de habitantes, enquanto MG ficava em 2000 com 17,9 milhões.

                            Segundo a ONU é uma das 25 mais pobres nações do mundo. Lá fica o Deserto de Kalahari, que atravessa o país e tem 930 mil quilômetros quadrados, mais que a área nacional. Não obstante, lá fica o pântano de Okavango, que é um oásis às margens do gigantesco deserto (menor que o Saara em muito, apenas 1/9 dele, mas mesmo assim grande).

                            Imagine o que é estar entre as 25 últimas entre umas 220 nações (outros dizem 190). Ninguém sabe onde fica Botsuana, nem muito menos o Okavango. Pense que somos mais de seis bilhões em 1/3 de 510 milhões de km2, 170 milhões de km2 que se resumem na verdade a 90 milhões ocupáveis. Não conhecemos vastas porções da Terra. E mesmo havendo gente lá, ou por perto, onde estamos, cá no Brasil, no ES, pouco sabemos do mundo, mesmo os que se importam em se informar. A Barsa eletrônica não fala diretamente, está incluso nos verbetes do país. Tive de buscar em vários livros e Atlas.

                            Se nós gostássemos mesmo uns dos outros, como Cristo ensinou, se nos importássemos, quantos prêmios teríamos a mais! Lá no Okavango, um grande delta interno, vivem centenas ou milhares de espécies em águas tremendamente alcalinas, e tudo aquilo só foi recentemente descoberto pela mídia ocidental, que vem divulgando pelos canais fechados Discovery, e outros. Na verdade, a Terra é um prêmio bem grande entregue aos tolos.

                            Vitória, segunda-feira, 24 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário