O Desenvolvimento dos
Empreendedores
No livro O Futuro e Você (como a genética está
mudando sua vida, seu trabalho e seu dinheiro), São Paulo, Negócios, 2002, o
autor Juan Enriquez diz, p. 143: “Os melhores pesquisadores... Os maiores
empreendedores... Querem estar onde está a ação... Onde eles podem encontrar...
Informações... Desafios... Respeito... Pessoas... Recursos. Por isso eles se
mudam. E quando fazem isso... A riqueza geral de uma região... ou de um país...
também cresce ou decresce”.
Cotejemos isso com a
divisão das empresas que já se tornou clássica, reconstruída no modelo, visando
a simetria: pequeníssimas (micro), pequenas, médias, grandes e grandíssimas
(gigantes). Observando como iniciativas, temos micro-iniciativas, pequenas
iniciativas, iniciativas médias, grandes iniciativas e gigantescas iniciativas
– pelo quê, vemos diretamente, Schumpeter estava errado, precisamos também das
grandes iniciativas ou ações ou empreendimentos ou obras. O negócio é ser
micro, pequena, média, grande e gigante – o negócio é ser TUDO, na ocasião e no
lugar certos.
Como fazer uma ponte
de dez quilômetros com microempresas? Como construir reatores nucleares com
pequenas empresas? Há e deve haver uma pirâmide, porque nenhuma árvore nasce
grande, nem há na floresta somente árvores pequenas. É a Natureza.
Os
microempreendedores não servem para as macroiniciativas porque um milhar de
microações não faz a convergência de um grande planejamento. Há coisas que são
grandes por natureza, com o Brasil. O redutivismo, além de ser uma doença do
info-controle ou comunicação mais apta, é também inoportuno em inúmeras
ocasiões. E os maiores pesquisadores não vão para as microempresas,
simplesmente porque não há espaçotempo suficiente, mínimo, que dê para eles se
situarem. Nem os macroempresários vão para lugares onde há projetos de pequena
dimensão políticadministrativa. Que grande iniciador iria para Rio Bonito, RJ,
que tem uns 50 mil habitantes, ou Cotejipe, BA, com pouco mais de 20 mil
habitantes? Que multinacional caberia nesses lugares? E para desenvolver o quê?
Macronegócios exigem
macrorganizações e macroeconomias.
Onde estiverem as
macroações estarão os macrodesenvolvedores PESSOAIS (grandes indivíduos,
grandes famílias, grandes grupos e grandes empresas), daí a necessidade URGENTE
de apresentar grandes e gigantescos projetos para atrair os grandes e
gigantescos desenvolvedores ou empreendedores.
Vitória,
sexta-feira, 28 de março de 2003.
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