Mundo Fictício
Uma série de idéias
para filmes de FC:
·
FÁBRICA: uma fábrica com robôs, de início não
se vêem os alienígenas, só os robôs, mas montando disco voadores e estranhos
aviões. Depois, aos poucos, vão aparecendo um e outro, começa-se a penetrar na
xenopsicologia (xenofiguras ou xenopsicanálises, xenobjetivos ou
xenopsico-sínteses, xenoproduções ou xeneconomias, xenorganizações ou
xenossociologias, xenoespaçotempos ou xeno-geo-histórias), com seu modo próprio
de ser, depois expandindo em volta, conforme as regras do modelo. Filme
principal e série;
·
LOJA DE BIJUTERIAS: uma quantidade imensa de coisas esquisitas
expostas numa loja, como se fosse um penhor, uma loja de relíquias. Vê-se
progressivamente que são estranhíssimos objetos, cuja natureza vai dando motivo
aos filmes da série, um para cada objeto, contando a geo-história dos povos de
onde foram tomados (lutas, guerras, trapaças, cessões por amizade, etc., uma
multiplicidade de motivos), séculos de visitações em todos os planetas,
inclusive a Terra, “explicando” muitas das abduções ou supostos contatos
alienígenas. Vai “justificar” muitas crenças dos ovnianos (os adeptos dos
OVNI’s, digamos assim, os objetos voadores não-identificados);
·
O RECREIO DO SUPER-HOMEM: como é que o super-homem se diverte?
Ninguém se perguntou antes, nem foi mostrado se ele vai a centros de compra, se
fica de cabeça para baixo, se mergulha em lava, se vai à pressão insuportável
do fundo dos oceanos, se lê livros à velocidade da luz. O que ele faz quando
não está estudando na escola, quando jovem, ou até quando está? O que acontece
nos restaurantes? O que faz quando ninguém está vendo? Essa face prosaica do
supergaroto, do superadolescente, do superadulto, do supermaduro nunca foi
mostrada;
·
SUPERESCOLA: na Escola de Superdotados do
Professor Xavier, nos Ex-Men (X-Men, nos EUA), nunca vimos as atividades de
classe, mesmo, só as ações super-heróicas dos super-heróis. Não vemos como eles
interagem com os professores, a indisciplina, os jogos, as brincadeiras, tudo
super, superimplicância, etc.;
·
ENCICLOPEDISTA: na empresa galáctica que elabora o
Dicionárienciclopédico Galáctico, que gênero de atividades se desenvolveria
para expor os verbetes, as entradas? Seria curioso investigar e procurar
responder. Como os enciclopedistas e dicionaristas colhem os dados, as
informações em cada planeta racional?
·
SIMULACRO: na senda de Show de Trumann, de
Matrix, de 13º Andar, tratar o planeta (= SIMULACRO = PIRÂMIDE = SANTO = PLANTA
= PERMITIDO = PURGATÓRIO = PIRADO, etc., na Rede Cognata, veja Rede e Grade Signalíticas, no Livro 2)
como uma simulação, mas agora muito mais elaborada, com os anjos e demônios
mudando linhas de programa e alterando a vida das pessoas e os cenários onde
elas se dão. Pegar os casos inexplicados e achar explicações alternativas para
eles;
·
O DEDO DE SATANÁS: para alguma pessoa que se dê bem,
esteja feliz, o dedo de S intervém e vai construindo no caminho várias
tentações, que nitidamente para a platéia aparecem do nada, mas que a
personagem não percebe ser assim, alguns na série desviando-se e outros não. Os
que se desviarem são deixados seguir por aquela linha, enquanto os que não
retornam ao ponto de partida sem sequer notar pelas experiências ruins que
passaram;
·
SOLDADO DE GUARDA: na RC soldado = ANJO, portanto, anjo
de guarda. A tarefa da tropa que guarda cada indivíduo, dentro da crença nos
anjos. Como efetivamente eles evitariam os problemas para os que merecem ser
salvos?;
·
APRENDENDO A VOAR: uma escola de gurus, guias, e de
faquires, onde desde criancinhas eles são ensinados a realizar várias proezas,
inclusive a levitar e a voar. Seria engraçado, ou deve ser tornado tal;
·
DOIS OU TRÊS FUTUROS: aquela mesma condição de a pessoa
ver o caminho (mas só parte dele), não gostar e poder alterá-lo, agora mudada.
Mas ela não sabe que lá adiante em vez de continuar ruim ficaria bom,
proporcionalmente na onda; só que, agindo até onde sabe, produz outros
resultados, que se mostram piores que os anteriores rejeitados. No final são
mostrados na vertical os vários resultados em faixas verticais.
Acho que o Cinema e a TV devem ser
re-novados.
Vitória, segunda-feira, 21 de abril de
2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário