domingo, 12 de fevereiro de 2017


Desperte, ES

 

                            Este é um programa a oferecer a uma das concorrentes da Rede Globo, pois esta já faz o Bom Dia, Brasil, e o Bom Dia, ES, dos quais aquele seria o concorrente. No mesmo horário, por volta das sete da manhã, ou ainda mais cedo, e indo até as oito, o programa se dedicaria a um esquadrinhamento total. Por total quero dizer totalidade, mesmo.

                            A Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-históricas) das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas capixabas) nos AMBIENTES (municípios/cidades e estado, com reflexos locais do país e do mundo), em particular toda a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos) do Espírito Santo.

                            E há essa conotação, do verbo DESPERTAR (no Aurélio eletrônico: tirar do sono, acordar, espertar; excitar, estimular; provocar, etc.), ou seja, provocar as questões que levam a novas respostas excitantes. Escavar, oxigenar o ES, revolver o lodo, acordar as consciências.

                            Bandeira da Proteção (lares, armazenamento, saúde, proteção, transportes) do ES, Bandeira Elementar (ar, argua, terra/solo, fogo/energia, Vida no centro, Vida-racional no centro do centro) do ES, classes do TER (ricos, médios-altos, pobres e miseráveis), classes do labor (as mesmas da Economia), classes do sexo (machos, fêmeas, pseudomachos e pseudofêmeas), as quatros raças (amarelos-asiáticos, negros-africanos, brancos-europeus e vermelhos-americanos) no ES, as 6,5 mil profissões no que estiverem agoraqui representadas; passado, presente e expectativa de futuro do ES; todo o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, em especial a pontescada tecnocientífica, em particular a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6).

                            Entrevistas dos governempresários, das políticadministrações, das pessoambientes. Caminhos que estão aparecendo ou que foram reaproveitados de outros conjuntos. Vistas aéreas, transportes (aéreo, terrestre, marítimo, por via eletrônica). A mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Internet), tributos (federais, estaduais, municipais/urbanos), um mundo de notícias. Alegrias do povelite/nação capixaba, festas, prefeitos e vereadores, governador e secretários, representantes da Autoridade Federal (Legislativo, Executivo e Judiciário), artistas e técnicos por seus progressos e ofertas socioeconômicas, institutos e universidades, grandes empresas, casos, folclore, turismo, um milhão de assuntos, literalmente.

                            Consciência da oportunidade de fazer crescer o Espírito Santo e crescer junto com ele, numa aposta duradoura e dedicada ao extremo. Uma conversão mesmo ao passado, presente e futuro capixabas.

                            Vistas aéreas e a partir do chão, instalações subterrâneas, minérios, petróleo e gás, energia em geral, dependências, os climas, os quantitativos ou estatísticas estaduais e municipais/urbanas. As visões dos povos estrangeiros e brasileiros nos estados, os hospitais e as estradas, o crescimento econômico, os produtos notáveis, o que ainda falta, as oportunidades de trabalho, o assalto ao Estado capixaba de 1991 a 2002, a Máfia, a supremacia (temporária, esperamos) do crime organizado e do crime desorganizado, a chance de colocar mais faculdades.

                            Em resumo, um programa vitorioso desde o início.

                            Que não seja apenas um “bom dia, tchau, vou embora”, mas algo engajado, presente no dia-a-dia como conselheiro dos conjuntos, todos e cada um, que devem sentir a presença inequívoca, constante, da emissora. Escavação, não deixar nada por investigar. Contratação de técnicos e artistas renomados, de gente de todo o Conhecimento, formação de um Grupo do Espírito Santo, um tanque de pensimaginação que irá abrir os horizontes do estado e dos municípios/cidades.

                            Negociar com base num valor inicial mais um tanto por programa realizado, sempre com base nas larguras exponenciais do modelo.

                            Vitória, sábado, 19 de abril de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário