sábado, 4 de fevereiro de 2017


100 e 1.000 Melhores Sites

 

                            Começou essa onda de 100 Maiores isso, 100 Maiores aquilo, e de tudo podemos tirar proveito. Neste caso podemos escolher os 100 + e os 1.000 + dentre todos os sites ou sítios da Internet, tanto a nível mundial quando a nível nacional.

                            Para tal precisamos de critérios.

                            Um seria o do modelo, lado do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática). Podemos mirar as 6,5 mil profissões, a Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo e fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a Vida-racional), a Bandeira de Proteção (lar, armazenamento, saúde, segurança e transportes), a Chave do SER (memória, inteligência e controle) e a Chave do TER (matéria, energia e informação), a Psicologia (figuras ou psicanálise, objetivos ou psico-síntese, produções ou economia, organizações ou sociologia, espaçotempo ou geo-história), a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos), os mundos (primeiro a quarto), os sexos (machos, fêmeas, pseudomachos e pseudofêmeas), os modos políticadministrativos (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo, Comunismo e Anarquismo), os níveis das tarefas (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados), PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas), AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo), e assim por diante.

                            Em 100 terá de ser supercomprimido, pois devem caber os dois ou três milhões de bairros e distritos, os 200 ou 300 mil municípios/cidades, uns quatro mil estados, 220 nações. Pode ser por bloco, daí derivando. Em 1.000 já dá para fazer mais, com maiores detalhes. E as (até agora identificadas) 22 tecnartes? Como comprimir o dicionárienciclopédico todo em um número tão pequeno de oportunidades? Em todo caso, é necessário, pois a Internet tornou-se um poço sem fundo - se não for introduzida ordem a própria multiplicidade torna-la-á imprestável.

                            Vitória, quinta-feira, 13 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário