Xiscópio de Tela
Para não dizer
telescópio (longa/visão) e microscópio (pequena/visão), coloquei x/scópio, com
Xn e X1/n, o que servirá tanto para multiplicar
exponencialmente quanto para igualmente dividir.
Veja uma tela com um
conjunto de pontos Am x Ln, A sendo altura, L largura, m
e n quaisquer números reais, até m = n = 1, A x L um retângulo. Normalmente um
monóculo tem um círculo de visão, não um retângulo; um binóculo dois círculos
onde chega a luz, que é concentrada pela lente e focada no olho, multiplicando
a imagem tantas vezes.
Quando não tínhamos
os processadores, muito menos os processadores hiperconcentrados do tipo PC
(que caminham para ser supercomputadores de casa), o processamento seria tão
lento a ponto de inviabilizar, mas agora podemos pegar tal tela e redividi-la
em retículos que serão os pontos ou pixels dos cruzamentos de retas ortogonais.
Tais retículos seriam novamente divididos e assim sucessivamente, conforme o
princípio acima, digamos AAAxLLL, de modo que podemos pegar qualquer densidade
de imagem.
Se tolerarmos um
pequeno retardo (de qualquer modo o processador age a uma velocidade que é de
bilionésimos ou trilionésimos de segundo, o tempo padrão humano), o computador
pode processar sucessivamente as telas que entram, analisando cores,
distâncias, preto&branco, ABRINDO A IMAGEM tanto quanto se queira, por
exemplo, 10, 20, 40, 80, 160 vezes ou diâmetros. Então não precisaríamos mais
de telescópios refratores ou refletores, nem de microscópios óticos, o
tunelamento e a sondagem eletrônica servindo como memória primária. Se
deslocarmos a tela AL um tanto, ALξ, criando duas, poderemos simular o efeito
estereoscópico dos olhos humanos, criando paralaxes mínimas, no geral, máximo
em órbita com a abertura da Terra 365,25/2 dias afastada podendo obter imagens
tridimensionais do universo. Ou mais ainda se enviarmos telescópios para o
escoramento gravitacional de Netuno ou Plutão e sua posição contrária, do outro
lado da órbita.
Vitória,
segunda-feira, 07 de abril de 2003.
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