segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


Ptolomeu que Fez...

 

                            No livro de Simon Singh, O Último Teorema de Format (a história do enigma que confundiu as maiores mentes do mundo durante 358 anos), Rio de Janeiro, Record, 2001, p. 64, o autor diz:

                            “No ano 332 a.C., depois de conquistar a Grécia, a Ásia Menor e o Egito, Alexandre, o Grande, decidiu construir uma capital que seria a cidade mais imponente do mundo. Alexandria foi de fato uma metrópole espetacular, mas só depois se tornaria um centro de estudos. Somente quando Alexandre morreu e Ptolomeu I subiu ao trono do Egito é que Alexandria se tornou o lar da primeira universidade do mundo. Matemáticos e outros intelectuais emigraram para a cidade e, embora eles fossem certamente atraídos pela reputação da universidade, a atração principal era a Biblioteca de Alexandria”, negrito meu. Como já vimos noutro artigo, foi Demétrio Falero que convenceu Ptolomeu a criar a Biblioteca.

                            Portanto, as universidades do mundo inteiro deveriam unir-se para homenagear Ptolomeu, chamando-se Academias Ptolomaicas, assim como sugeri dar o nome de Demétrio Falero à Biblioteca Mundial capitaneada pela ONU. Ou deveriam criar uma Universidade Mundial de Ptolomeu. A pior coisa que existe é pessoa ingrata.

                            Vemos que foi Ptolomeu quem fez e Alexandre quem levou a fama.   É assim tantas vezes neste mundo torto!

                            Vitória, quarta-feira, 12 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário