domingo, 12 de fevereiro de 2017


Apontamento Filmográfico

 

                            Estava passando, por acaso não consegui escapar de assistir uma parte de um filme búlgaro imitando filme americano de gangster, com direito a golpes de kung fu e tudo.

                            Por quê as pessoas não param com essas imitações baratas?

                            UMA LISTA DE OPORTUNIDADES

·        Os modos de transporte (4): pelo ar, pela água, pela terra/solo (automóveis, caminhões, trens), pelo fogo/energia (pelos fios, Internet, digamos);

·        Os modos de conhecer (9): Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática;

·        Os tempos (3): passado, presente, futuro;

·        Os mundos (4): primeiro, segundo, terceiro, quarto;

·        As classes do ter (4): ricos, médios-altos, pobres e miseráveis;

·        Os sexos (4): machos, fêmeas, pseudomachos e pseudofêmeas;

·        Os modos políticos (6): Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo, Comunismo e Anarquismo;

·        Os níveis de percepção (7): povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados;

·        Os modos de ver (3): real, virtual, virturreal;

·        As pessoambientes (8): indivíduos, famílias, grupos, empresas, municípios/cidades, estados, nações e mundo;

·        Os poderes do Estado (3): Executivo, Legislativo e Judiciário;

·        As tecnartes (são 22 as identificadas até agora, não vou listar agora, vá ler no modelo);

·        As idades (5): infância, adolescência, maturidade, velhice e morte;

·        As mídias (6): TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro/Editoria e Internet;

·        As profissões, dizem, são 6,5 mil;

·        A Bandeira da Proteção (5): lares, armazenamento, saúde, segurança e transportes;

·        A Bandeira Elementar (4): ar, água, terra/solo, fogo/energia;

·        As classes econômicas (5): agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos;

·        As classes do labor (5): operários, intelectuais, financistas, militares e burocratas;

·        Os oceanos (4): Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico;

·        Os tipos de filme (dizem que são quatro): drama, comédia, etc., e todas as combinações;

·        As nações são, dizem uns, 220, enquanto outros falam em 190;

·        A variação dos pares polares opostos/complementares pode ser ilimitada (quente/frio, gostoso/sensaboroso, bandido/virtuoso, etc.);

·        A divulgação ou propaganda pode se dar em cinco níveis: pouquíssima, pouca, média, muita, muitíssima;

·        Os continentes (5): Américas, África, Ásia, Europa e Antártica;

·        As dimensões das cidades (5): pequeníssimas, pequenas, médias, grandes, metrópoles;

·        As dimensões das empresas (5): micro, pequenas, médias, grandes, gigantes;

·        Os recursos (escolhi 7 proporções): 5, 10, 20, 40, 80, 160 e 320 milhões de dólares (embora eu nunca tenha ouvido falar de um orçamento assim, a inflação galopa);

·        Pode ser em terra ou no mar, acima ou abaixo do solo, no nível do mar ou nos altiplanos, no planeta ou no espaço;

·        As alturas dos conjuntos pessoambientais e níveis (5): micro, pequenas, médias, grandes e gigantes, por exemplo, microindivíduos, pesquisadores grandes;

·        As densidades dos enredos seriam variadíssimas: a) urdidura ou altura das personagens, b) trama ou largura dos cenários; c) profundidade do enredo ou espessura da pintura ou entrelaçamento ou tramurdidura ou tecido do filme, os níveis do palimpsesto, as camadas de dissimulação ou distração;

·        A formestrutura (diretor, produção, edição, etc.) de apoio do filme.

Você pode ser dar ao trabalho de multiplicar, mas em todo caso serão milhões ou bilhões de modos de fazer filmes, e eles ainda conseguem realizar porcarias. É de doer os baços.

Quando podem perfeitamente fazer filmes singelos sobre as suas regiões se dão ao trabalho de tentar imitar os americanos no que eles são os melhores - uma verdadeira perda de tempo dos realizadores e nosso, um aborrecimento total. Filmes simples sobre um país (tomemos como 200, o ocultamento seria de 199/1), sobre um estado (estimei em quatro mil/ ocultamento de 3.999/1), sobre uma cidade (estimei em 200 a 300 mil, ocultamento enorme), sobre um bairro ou distrito (projetei dois ou três milhões) que tanto nos interessariam e eles ainda vão fazer filmes sobre, digamos, Nova Iorque! É estarrecedora a falta de imaginação dos roteiristas e é porisso que os grandes não devem abdicar de sua grandeza.

Ai, ai.

Vitória, domingo, 20 de abril de 2003.

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