Apontamento
Filmográfico
Estava passando, por
acaso não consegui escapar de assistir uma parte de um filme búlgaro imitando
filme americano de gangster, com direito a golpes de kung fu e tudo.
Por quê as pessoas
não param com essas imitações baratas?
UMA LISTA DE OPORTUNIDADES
·
Os
modos de transporte (4): pelo ar, pela água, pela terra/solo (automóveis,
caminhões, trens), pelo fogo/energia (pelos fios, Internet, digamos);
·
Os
modos de conhecer (9): Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica
e Matemática;
·
Os
tempos (3): passado, presente, futuro;
·
Os
mundos (4): primeiro, segundo, terceiro, quarto;
·
As
classes do ter (4): ricos, médios-altos, pobres e miseráveis;
·
Os
sexos (4): machos, fêmeas, pseudomachos e pseudofêmeas;
·
Os
modos políticos (6): Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo, Comunismo
e Anarquismo;
·
Os
níveis de percepção (7): povo, lideranças, profissionais, pesquisadores,
estadistas, santos/sábios e iluminados;
·
Os
modos de ver (3): real, virtual, virturreal;
·
As
pessoambientes (8): indivíduos, famílias, grupos, empresas, municípios/cidades,
estados, nações e mundo;
·
Os
poderes do Estado (3): Executivo, Legislativo e Judiciário;
·
As
tecnartes (são 22 as identificadas até agora, não vou listar agora, vá ler no
modelo);
·
As
idades (5): infância, adolescência, maturidade, velhice e morte;
·
As
mídias (6): TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro/Editoria e Internet;
·
As
profissões, dizem, são 6,5 mil;
·
A
Bandeira da Proteção (5): lares, armazenamento, saúde, segurança e transportes;
·
A
Bandeira Elementar (4): ar, água, terra/solo, fogo/energia;
·
As
classes econômicas (5): agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio,
serviços e bancos;
·
As
classes do labor (5): operários, intelectuais, financistas, militares e
burocratas;
·
Os
oceanos (4): Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico;
·
Os
tipos de filme (dizem que são quatro): drama, comédia, etc., e todas as
combinações;
·
As
nações são, dizem uns, 220, enquanto outros falam em 190;
·
A
variação dos pares polares opostos/complementares pode ser ilimitada
(quente/frio, gostoso/sensaboroso, bandido/virtuoso, etc.);
·
A
divulgação ou propaganda pode se dar em cinco níveis: pouquíssima, pouca,
média, muita, muitíssima;
·
Os
continentes (5): Américas, África, Ásia, Europa e Antártica;
·
As
dimensões das cidades (5): pequeníssimas, pequenas, médias, grandes,
metrópoles;
·
As
dimensões das empresas (5): micro, pequenas, médias, grandes, gigantes;
·
Os
recursos (escolhi 7 proporções): 5, 10, 20, 40, 80, 160 e 320 milhões de
dólares (embora eu nunca tenha ouvido falar de um orçamento assim, a inflação
galopa);
·
Pode
ser em terra ou no mar, acima ou abaixo do solo, no nível do mar ou nos
altiplanos, no planeta ou no espaço;
·
As
alturas dos conjuntos pessoambientais e níveis (5): micro, pequenas, médias,
grandes e gigantes, por exemplo, microindivíduos, pesquisadores grandes;
·
As
densidades dos enredos seriam variadíssimas: a) urdidura ou altura das
personagens, b) trama ou largura dos cenários; c) profundidade do enredo ou
espessura da pintura ou entrelaçamento ou tramurdidura ou tecido do filme, os
níveis do palimpsesto, as camadas de dissimulação ou distração;
·
A
formestrutura (diretor, produção, edição, etc.) de apoio do filme.
Você pode ser dar ao trabalho de
multiplicar, mas em todo caso serão milhões ou bilhões de modos de fazer
filmes, e eles ainda conseguem realizar porcarias. É de doer os baços.
Quando podem perfeitamente fazer
filmes singelos sobre as suas regiões se dão ao trabalho de tentar imitar os
americanos no que eles são os melhores - uma verdadeira perda de tempo dos
realizadores e nosso, um aborrecimento total. Filmes simples sobre um país
(tomemos como 200, o ocultamento seria de 199/1), sobre um estado (estimei em
quatro mil/ ocultamento de 3.999/1), sobre uma cidade (estimei em 200 a 300
mil, ocultamento enorme), sobre um bairro ou distrito (projetei dois ou três
milhões) que tanto nos interessariam e eles ainda vão fazer filmes sobre,
digamos, Nova Iorque! É estarrecedora a falta de imaginação dos roteiristas e é
porisso que os grandes não devem abdicar de sua grandeza.
Ai, ai.
Vitória, domingo, 20 de abril de 2003.
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