Vidempresarial
Agora que me voltei
para o empresariado espero poder propulsioná-lo adiante e tenho pensado uma
série de coisas favoráveis.
Os empresários são
posudos, porque se destacam da multidão. De casta subalterna na Antiguidade
passaram à proeminência e ao orgulho. O certo seria não estarem nem em um nem
em outro pólo, pelo contrário, ficarem na média. Por exemplo, a pompa e as
circunstâncias, levando àquele distanciamento dos ternos e das poses para
fotografia impedem que arregacem as mangas da renovação, ficando sempre na
ortodoxia. Claro, empresários ocupados, chairmen (os homens nas cadeiras,
indicando os chefes, os diretores) não podem fazer todas as tarefas, está
claro, mas em empresas médias, pequenas e micro os proprietários podem participar
de revoluções heterodoxas, aprendendo e ensinando muito mais rápido.
Aqui também é uma
empresa, uma espécie de Playboy dos empresários, mas sem sacanagem, visando
proporcionar experiências novas dentro e fora da empresa, planejando suas vidas
integralmente, se o desejarem, de clubes a passagens de avião, palestras,
revistas a receber conforme os interesses, mídia restante (TV, Livro, Jornal,
Internet e Rádio). Uma retaguarda sempre pronta a solucionar e a aconselhar,
quando conselho for pedido. Enfim, ocupando-se de suas vidas, como se fossem
gueixas, ouvindo suas queixas (das mulheres também). Homens e mulheres (repito,
sem envolver jamais sexo, nunca mesmo – serão profissionais dedicados a
soluções, desde desenho de prancheta a quaisquer outras tecnartes) servindo em
alto nível a quem pode pagar. Para os médios, menos, os médios-altos e os ricos
custando muito, cada vez mais, por serviços especializadíssimos. Não deve a
empresa começar assim e a chamado de qualquer um derivar para a sexualidade,
isso não, nunca. É empresa seca e dura, responsável, equilibrada, competente,
cumprindo suas funções de amenizar as vidas desses homens e dessas mulheres,
respeitando suas famílias e grupos e retirando-se quando acabe a tarefa. Não
deve haver confusão de propósitos.
Então, pode ser
associada a ela uma revista Vidempresarial, que dê conselhos,
como a Playboy noutra direção dá aos homens, neste caso dos empresários mostrando
todo tipo de crescimento individual, familiar, grupal e empresarial para os
proprietários, os gerentes, os chefes.
Vitória, sábado, 08
de maio de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário