domingo, 11 de junho de 2017


TV da Morte

 

                            As coisas que mais tocam as pessoas são da Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo e fogo energia), no pólo da Vida (no centro, Vida; no centro do centro Vida-racional), enquanto do outro lado está a temida e nunca mencionada morte. O que toca o vivo, de mais importante, é a vida; do outro lado, verdadeiro terror, está o desaparecimento. É que a Vida geral cravou dentro de nós conjuntos moleculares que nos fazem empalidecer à simples menção da morte.

                            A MORTE NA BARSA DIGITAL (1999)

O único fenômeno que desperta no homem igual ou maior interesse que a vida humana é, possivelmente, a extinção da própria vida. Pelo que envolve de inelutável, trágico e misterioso, a morte é objeto de estudo da medicina, da psicologia, da filosofia e da antropologia. Morte, do ponto de vista físico, é o que ocorre quando cessa a vida de um indivíduo, seja por causas naturais, como velhice ou alterações funcionais devidas ao desgaste dos tecidos e órgãos, seja por motivos acidentais e causas externas. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

A MORTE É SUPERINTERESSANTE (na revista de mesmo nome, como veio na Internet)

Revista Superinteressante > Fevereiro de 2002.
Morte
Nós todos vamos morrer. E, acredite ou não, esse é um evento tão natural quanto nascer, crescer ou ter filhos. No entanto, a ideia da finitude nos enche de terror. Por quê? Será que precisa ser assim? Dá para sofrer menos? Por Maria Fernanda Vomero mvomero@abril.com.br

Se aceitei usar tanto papel e tinta foi porque é importante.

Pode-se realizar um documentário, depois colocar um programa de TV falando disso: contando como é nas várias culturas ou nações, como as pessoas se comportam, os tipos de morte, os instantes dela, as condições de saúde e doença, as múmias (os vivos que não aceitaram a morte – segundo a religião pode-se dizer que recusaram a presença de Deus), esses movimentos errados para eutanásia (porque é tirar de Deus, supostamente, uma prerrogativa). Como cuidar de viver e de morrer, cemitério, caixão, féretro, compra da catacumba, o que diz da morte o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), o que falam as várias religiões, a compreensão geo-histórica, o que é ela para os ricos e para os pobres, os poderosos e os sofredores - uma infinidade de abordagens que podem dar muito dinheiro. Um programáquina Morte 1.0 ensinando tudo, renovando de três em três anos, à Microsoft. Um mundo de coisas, esse viver de explorar a morte.

Vitória, sábado, 17 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário