domingo, 4 de junho de 2017


Os Portugueses e os Estrangeiros

 

Aqueles que superfavorecem os índios no Brasil dizem que o território lhes foi tomado, quando por sua vez eles o tomaram sucessivamente em inúmeras migrações: foi conquistado. Isso posto, a partir de 1500 os portugueses conquistaram uma primeira parte desde o Tratado de Tordesilhas até 1580, quando Portugal e Espanha se fundiram, os reis espanhóis se tornaram proprietários do continente sul e o lado oeste espanhol da linha do TT foi juntado ao lado leste português, constituindo território único sobre o qual os bandeirantes avançaram para conquistar áreas imensas nos 60 anos seguintes, já dentro da União Ibérica, desfeita pelo movimento que levou à Guerra da Restauração.

SEM NOS QUERERMOS DEIXAR (canta Tânia Alves, Fica Comigo Esta Noite, de Adelino Moreira)

Tordesilhas, 1494.
União, 1580-1640.
Antes das incorporações.
Juntados limites marinhos.
Resultado de imagem para tordesilhas
Resultado de imagem para união ibérica mapa
Resultado de imagem para brasil antes da incorporação do acre
https://geopoliticadopetroleo.files.wordpress.com/2010/02/zona-economica-exclusiva.jpg

No Brasil-de-Tordesilhas os portugueses se fundiram com a índias, o que jamais ocorreu nos EUA, onde os índios seguiram separados, ao passo que aqui chegam a constituir 30 % do fundo genético. Então foi a vez dos escravos africanos: os portugueses se fundiram também com as negras, e só no Brasil há tanta fusão, com nomes específicos para as misturas dos lusitanos com os estrangeiros à sua pátria Portugal-Brasil.

COLCHA DE ALMAS CULTURAIS (não há nada assim no mundo) – sob a ótica da admissibilidade, a ideia de aceitar, e a admissão, o ato português concreto.

MISTURA.
NOMENCLATURA.
RASTREAMENTO.
Português e índia.
Mameluco, caboclo, caiçara, cariboca.
30 % do fundo genético nacional.
Português e negra.
Mulato.
44 %.
Índio (a) e negra (o).
Cafuzo.
Não mensurado.
Brasileiro (a) e europeia (eu).
Branco.
50 %.
Brasileiro (a) e asiática (o).
(Sem nome próprio).
1 %.

Há essa receptividade na alma do português, ganhada nos anos de invasão e ocupação árabe-muçulmana (a partir de 711) da área que veio a ser portuguesa e começou a ser reconquistada com a chegada de Dom Afonso (1109 a 1185) em 1139 (30 anos entre datas) ao que passou a ser o Condado Portucalense. Então vão (1139 – 711 =) 428 anos de lutas e miscigenação, tolerância que serviu depois, o que nunca serviu de base à Inglaterra.

Eis a grandeza portuguesa, a absorção de todos com que tomou contato ao longo de séculos, tanto na Península Ibérica quanto no Brasil.

RECONQUISTA IBÉRICA EM PORTUGAL

Resultado de imagem para reconquista de portugal aos árabes

Não é bem como dizem, não é?

Longe de ser pequeno, Portugal foi grande.

E essa grande doação de generosidade e receptividade foi passada ao que se tornou o povelite brasileiro e agora será usado para chegarmos à posição 50BG1 (2050 Brasil como G1, primeira potência).

Vitória, domingo, 4 de junho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário