sexta-feira, 9 de junho de 2017


Os Desertos do Brasil

 

                            Não há desertos no Brasil. O que há é o Sertão, área desertificada, que em grau de aridez está muito acima do Sahel na África, nas bordas do deserto do Saara. Já coloquei num dos textos do modelo a lista de desertos, mas aqui a recolocarei por outro motivo.

OS DESERTOS DO BRASIL (ficam em outras parte do mundo e são nossos, também, pois tudo que atinge o mundo atinge o Brasil – dados da Enciclopédia Ilustrada do Estudante, 10, São Paulo, Globo, 1992, p. 618)

DESERTO
LOCAL
ÁREA
(Milhões km2)
PORCENTO DO BRASIL
Saara
Norte da África
8,40
98
Austrália
Idem
1,55
18
Arábia
Idem
1,30
15
Gobi
China
1,04
12
Kalahari
Sudoeste da África
0,52
6
Takla Makan
Oeste da China
0,32
4
Sonora
Sudoeste dos EUA
0,31
4
Namíbia
Sudoeste da África
0,31
4
Thar
Índia e Paquistão
0,26
3
TOTAL
14,01
164 %

É que nós, brasileiros, como antes os americanos, agimos como se estivéssemos fora do mundo, além dos interesses do planeta, e não é verdadeiro. Tanto quanto todos, estamos dentro, e não há como escapar. Esses desertos são desertos do Brasil, assim como a falta de água do mundo, a devastação da vida, o terrorismo, a pornografia (que é a PUBLICAÇÃO do sexo – pois o sexo é bom, como você sabe; é o exagero, o excesso que é daninho). Há ainda que contar com os 14,2 milhões de km2 dos desertos de gelo da antártica e os 2,2 milhões de km2 gelados da Groenlândia, sem falar na Sibéria e no norte do Canadá, gelados a maior parte do tempo.

Para dizer logo tudo: o Brasil tem desertos, sim, só que estão fora do nosso território. As PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) avançaram para ser AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo), que por sua vez seguem agora para a globalização e o além-Terra. Tudo que acontece com o planeta acontece com o Brasil, com o Espírito Santo, com Vitória. Não adianta se esconder, é preciso participar.

O BRASIL ESTÁ MORRENDO TAMBÉM (idem)

A poluição das águas é causada pelo lançamento de efluentes industriais e agrícolas e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas em vários pontos do planeta.

Enfim, no Brasil há desertos de areia e de gelo, há terrorismo, há fome (interna e externa), há degradação ambiental (muito dela dentro), há falta de água, etc., pois se faltar água lá longe isso não refletirá em nós? Claro que sim. Porisso os governempresas e a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet) brasileira devem refletir mais o exterior.
Vitória, sexta-feira, 09 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário