domingo, 11 de junho de 2017


Netletras


 

                            Perguntando no Google por “se acaso você chegasse no meu chateau e encontrasse aquela mulher que você gostou...” consegue-se admiravelmente a letra da música brasileira muito conhecida, colocada a letra em anexo, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, Se Acaso Você Chegasse. Isso é novidade, porque “antigamente” (antes de 1989 no mundo e de 1995 no Brasil) não se conseguiria isso; o físico inventor do WWW foi tornado cavaleiro ou Sir na Inglaterra e recebeu um prêmio grande – merecidamente. Obtemos agora facilmente as letras das músicas, tanto estrangeiras quanto nacionais, colocando o título ou pedaços delas, e até partituras, pois há-as de todas, acredito. Foi formidável esse avanço para os estudiosos, os leigos, os apreciadores de músicas, para todos.

                            Agora, o modelo tem muito mais a dizer: o que está abaixo e muito mais, seria preciso lê-lo.

SEPARAÇÕES LEVAM A UNIÕES MUITO MAIS SÁBIAS (do total da música)

·        Letras

·        Melodias

A PSICOLOGIA DA MÚSICA


·        Figuras ou psicanálises dos compositores e intérpretes;

·        Objetivos ou psico-sínteses da música;

·        Produção ou economia (quanto rendeu para uns e outros, todas as PESSOAS envolvidas: indivíduos, famílias, grupos, empresas; e os AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo);

·        Organização ou sociologia;

·        Geo-história ou espaçotempo.

Curiosidades, recordes, países em que foi gravada, clipes que foram feitos, arranjos, todas as gravações, uso em novelas e filmes, etc. Quando a música nasce, ela cresce, incorpora elementos, definha como interesse e nalgum ponto lá para a frente morre; pois passa a ser em virtual, no conjunto das memórias, uma entidade-repositório. A reorganização disso, você sabe, poderá render muito, inclusive uma empresa à Microsoft renovando de três em três anos, Letra 1.0.

Vitória, domingo, 18 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário