domingo, 11 de junho de 2017


Mapas de Riqueza


 

                            Já falei que são vários os tipos de riqueza, englobados em dois grandes blocos: a) riquezas do SER (memória, inteligência e controle ou comunicação ou capacidade de verbalização); b) riquezas do TER (matéria, energia e informação). Normalmente visualiza-se  apenas as do TER, sob a condição de moeda (representada infinitamente como objetos: carros, piscinas, casas, ações, etc.). É evidente que é muito mais vasto que isso, pois a riqueza de Conhecimento (mágico/artístico, teológico/religioso, filosófico/ideológico, científico/técnico e matemático) quase nunca é representada. Por exemplo, um pesquisador-doutor é rico em conhecimento, mas pode ser bem pobre materialmente.

                            Precisaríamos elaborar ou criar mapas representando esses vários graus de riqueza, como acima apontado (dependendo, então, de seis mapas). Essa primeira tela multiplicativa seria potencializada por definições ainda mais precisas, indicando as pessoambientes que são ricas: PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundos).

                            MULTIPLICANDO A RIQUEZA

·        Quanto ao tipo (do SER e do TER): 6;

·        Quanto ao conjunto (pessoal ou ambiental): 8;

·        Quanto à Chave do Labor (operários, intelectuais, financistas, militares e burocratas): 5;

·        Quanto à Chave Sexual (machos, fêmeas, pseudomachos e pseudofêmeas): 4;

·        Quanto à Chave Econômica (agropecuaristas/extrativistas, industriais, comerciantes, de serviços e bancários): 5;

·        Grau de formação (primeiro, segundo, universitário, mestrado, doutorado, pós-doutorado): 6;

·        Demais (deve-se buscar no modelo).

A AFINAÇÃO DO MAPA


·        Multipli/quando: 6 x 8 x 5 x 4 x 5 x 6 x D = 48 x 20 x 30 D = 48 x 60 D = 2880 D.

Se há contentamento em apurar o talento (dado que uma propaganda brasileira diz que “nada substitui o talento”, ele deve ser importante), um programáquina competente nisso pode ser uma segunda ordem de satisfação, porque nos permitiria chegar ao talento de que necessitássemos, obtendo resposta imediata ao nosso pedido.

Quem são os ricos?

Depende de que pergunta é essa.

SE é riqueza material podemos perceber pelas demonstrações visíveis, ostensivas. E se for outra riqueza? Podemos falar de fortaleza moral, que é um gênero de recurso. Podemos falar de centenas de tipos diferentes. Identificar apenas a riqueza econômico-financeira é sinal de pobreza: significa que as elites não conseguem perceber a totalidade da realidade. As outras riquezas não coincidem com os bairros chiques e de fato nem sabemos onde ficam.

Vitória, sexta-feira, 16 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário