domingo, 11 de junho de 2017


Jogos de Caça


 

                            No texto deste Livro 77, Turismo de Adrenalina, vi os jogos de cartas como jogos de caça. Na Internet eu soube que existem mais de 500 tipos de jogos de cartas. Seria preciso pesquisar e saber ao certo, listando-os num livro. Podemos ter JC DE INDIVÍDUOS, todos jogando separadamente, 1 x 1, 1 x 2 (três jogadores), 1 x n, em que todos participam de uma mesa redonda; ou de grupo, tipo 2 x 2, 3 x 3, 4 x 4 – quadrados; ou 2 x 3, 2 x 5 (se fosse 2 x 4 seria quadrado, embora não pareça, pois 4 é 2 x 2, cada dois comportando-se como um), 3 x 5, todos os números primos. Um é o caçado e outro é a presa; e vice-versa. É como sair para caçar. Veja o poquer: a presa é ter ganhado o jogo. Há memorização de trajetos, de emboscadas, de apelos para armadilhas com acenos de falsas promessas, etc. E assim é também com os outros tipos, o que seria preciso classificar ainda.

                            Em todo caso, assim como eu sugeri as empresas treinarem os grupos para caça, seria proveitoso também para elas ensinar jogos, porque ensina tática (pequena estratégia, relativa aos tempos compactos), nos quais devemos pensar que os homens (machos e pseudofêmeas) seriam melhores, e estratégia (grande tática, condicionada à observação de espaços) que, segundo o Modelo da Caverna das mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras elas se sairiam melhor. Assim, teremos JOGOS DE CAÇA (JOCA), para homens e JOGOS DE COLETA (JOCO) para mulheres, nos quais elas seriam invencíveis (por exemplo, o acumular no lar é um JOCO – elas nunca perdem). Os jogos de caça são espaçotemporais, como tudo, mas os homens são bons apenas em tempos; jogar contra a memória das mulheres seria suicídio. Entrementes, elas nada sabem de tática, podendo perder se os tempos forem apertados. Num jogo tipo “canastra aberta”, buraco, elas tenderão a acumular cartas e se um homem jogar com rapidez sempre ganhará, porque elas inconscientemente amealharão.

                            Pensar assim permitirá criar novos jogos.

                            As empresas criadoras de jogos devem olhar os programas de caça que estão retratados nos tempos mais antigos, antes de contemporâneos, inclusive as guerras, que são jogos de predação-psicológica, como os chamei: o ser humano é que está sendo caçado. Veja que a competição econômica (agropecuária/extrativista, industrial, comercial, de serviços e bancária) também é jogo, no caso, duplo, JOCA/JOCO.

                            É uma outra visão do tradicional.

                            Vitória, domingo, 18 de abril de 2004.

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