sexta-feira, 16 de junho de 2017


Clubempresa

 

                            Se as empresas forem 150 mil no ES, no Brasil serão 40 vezes isso, grosso modo, ou 6,0 milhões. Caso a proporção seguida (esse levantamento não foi feito, mas deveria, classificando-as como ricas, médias-altas, médias, pobres ou médias-baixas e miseráveis ou A, B, C, D, E) seja a mesma do Brasil para os indivíduos, teremos 20 % de ricos e médios-altos ou 5 % de ricos e 15 % de médios-altos. Então, estarão nesta condição 1,2 milhão delas, com 300 mil ricas e 900 mil médias-altas.

                            É claro que uma empresa pode colocar um clube e geralmente o faz, pelo menos as mais conscientes, além disso existindo o SESI (Serviço Social da Indústria) e o SESC (Serviço Social do Comércio), instituições privadas, e o SENAI (Serviço Nacional da Indústria) e SENAC (Serviço Nacional do Comércio), públicas, mas não é disso que estou falando e sim de essas mais de um milhão maiores se tornarem também as melhores, no sentido da bondade mesmo. Se temos 5,55 mil cidades/municípios no Brasil e as empresas estão espalhadas, embora não tanto no interior quanto seria desejável ou como é nos EUA e na Europa, elas pelo menos ficam nas cidades grandes ou médias, próximas das pequenas. Se os funcionários de uma empresa só puderem ir no clube da empresa será um só, ou poucos, ou a empresa ficará com o ônus de construir em toda cidade onde estiver assentada, a um custo relativamente grande, ao passo que se todos fizerem parte do mesmo CLUBEMPRESA haverá ampla gama de oferta em todo o país, um milhão ou mais, dado que cada empresa poderá ter vários. Assim, de um, de cinco, de 20 salta-se logo a milhares e centenas de milhares, com variação das experiências, mais do que uma vida inteira comportaria. Pode haver planejamento particular, de cada uma, e um órgão colegiado para o planejamento coletivo seccional, baseado em seções: planejamento urbano/municipal, estadual, nacional e até mundial. Esse colegiado pode fazer shows, criar bibliotecas, realizar competições – por si só tornando-se uma potência internacional, oferecendo mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro/Editoria e Internet) via satélite, digamos TV do CE (Clubempresa) ou CETV.

                            Vitória, quarta-feira, 5 de maio de 2004.

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