CG de ASC
Computação
Gráfica de Adão Sai de Casa.
No
filme de excelente técnica Final Fantasy
(Fantasia Final) a estória não convence, nem é agradável, como já reportei. É
de uns dois anos atrás, mas já fez história, na medida que foi o primeiro a retratar
inteiramente em CG um longa-metragem e isso de forma bem convincente. Como
disse um técnico mais recentemente, ainda precisam de cinco anos antes que dê
para realizar closes das figuras deixando as pessoas em dúvida se é real ou
não, mas mostram cabelos esvoaçando, essas coisas, de modo que já vai bem
avançado.
A
vantagem de usar CG para ASC é que poderemos construir quadro a quadro,
moldando plasticamente, e todo dinheiro que iria para altos salários irá para o
detalhamento tecnartístico. Com 25 quadros por segundo x 60 segundos por minuto
x 60 minutos por hora x duas horas, isso nos dá 180 mil oportunidades de
perfeição em cada filme. Não precisamos contar com o humor dos artistas, nem
condições de tempo, nem coisa alguma, sem falar na dificuldade de obter certos
objetos. Além disso, o distanciamento permitido pelos desenhos colocará
justamente aquele afastamento que espero, para provocar estranheza e raciocínio
sobre o que está sendo olhado. Essa distância nos garantirá o salto que a
presença de pessoas impediria, porque estas, sendo naturais, levarão a uma
falsa aproximação, que não queremos. Contamos com a dissonância cognitiva para
permitir a reabordagem de todos os assuntos tocados. Ou seja, a estranheza
permitirá reolhar todas as coisas abordadas, buscando-se novas interpretações
na arqueologia, na geo-história, na mitologia, em tudo mesmo.
Com
a computação gráfica pequenos pontos no fundo, que não pertencem à trama mais
vasta, mas remetem a temas importantes ou fundamentais, podem ser construídos
como detalhes, encomendando-se a tecnartistas que gastarão horas naquilo ou até
dias criando-os e reduzindo-os para caberem no quadro maior.. Ponto a ponto o
filme principal será coalhado de desenvolvimentos micrométricos, verdadeiro
palimpsesto permitindo vários níveis de leitura através dos anos, divertindo as
pessoas por décadas à medida que forem descobrindo - isso gerando multiplicação
nas T/C. E a passagem para os jogos não será antinatural. A CG para ASC é tudo
que queremos, definitivamente. Os artistas não envelhecem, os filmes podem ser
sucessivamente reconstruídos uns sobre os outros à medida do melhoramento
tecnocientífico e magicartístico.
Vitória,
quarta-feira, 05 de maio de 2004.
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