sexta-feira, 16 de junho de 2017


CG de ASC


 

                            Computação Gráfica de Adão Sai de Casa.

                            No filme de excelente técnica Final Fantasy (Fantasia Final) a estória não convence, nem é agradável, como já reportei. É de uns dois anos atrás, mas já fez história, na medida que foi o primeiro a retratar inteiramente em CG um longa-metragem e isso de forma bem convincente. Como disse um técnico mais recentemente, ainda precisam de cinco anos antes que dê para realizar closes das figuras deixando as pessoas em dúvida se é real ou não, mas mostram cabelos esvoaçando, essas coisas, de modo que já vai bem avançado.

                            A vantagem de usar CG para ASC é que poderemos construir quadro a quadro, moldando plasticamente, e todo dinheiro que iria para altos salários irá para o detalhamento tecnartístico. Com 25 quadros por segundo x 60 segundos por minuto x 60 minutos por hora x duas horas, isso nos dá 180 mil oportunidades de perfeição em cada filme. Não precisamos contar com o humor dos artistas, nem condições de tempo, nem coisa alguma, sem falar na dificuldade de obter certos objetos. Além disso, o distanciamento permitido pelos desenhos colocará justamente aquele afastamento que espero, para provocar estranheza e raciocínio sobre o que está sendo olhado. Essa distância nos garantirá o salto que a presença de pessoas impediria, porque estas, sendo naturais, levarão a uma falsa aproximação, que não queremos. Contamos com a dissonância cognitiva para permitir a reabordagem de todos os assuntos tocados. Ou seja, a estranheza permitirá reolhar todas as coisas abordadas, buscando-se novas interpretações na arqueologia, na geo-história, na mitologia, em tudo mesmo.

                            Com a computação gráfica pequenos pontos no fundo, que não pertencem à trama mais vasta, mas remetem a temas importantes ou fundamentais, podem ser construídos como detalhes, encomendando-se a tecnartistas que gastarão horas naquilo ou até dias criando-os e reduzindo-os para caberem no quadro maior.. Ponto a ponto o filme principal será coalhado de desenvolvimentos micrométricos, verdadeiro palimpsesto permitindo vários níveis de leitura através dos anos, divertindo as pessoas por décadas à medida que forem descobrindo - isso gerando multiplicação nas T/C. E a passagem para os jogos não será antinatural. A CG para ASC é tudo que queremos, definitivamente. Os artistas não envelhecem, os filmes podem ser sucessivamente reconstruídos uns sobre os outros à medida do melhoramento tecnocientífico e magicartístico.

                            Vitória, quarta-feira, 05 de maio de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário