terça-feira, 4 de julho de 2017


Há Mares que Vem para Bem

 

OS MARES DO MUNDO (2/3 da superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados não é pouca coisa, até porque do 1/3 restante de terras, 170 milhões, outros 2/3 são de desertos de gelo e areia, e matas necessariamente a preservar, sobrando menos de 60 milhões, de fato em torno de 40 milhões quando virem o perigo da desestabilização oriunda dos desmatamentos)

Resultado de imagem para mares do mundo
A questão da amplidão: saúde termomecânica da Terra, correntes profundas, arrefecimento das temperaturas de beira-mar, etc.
Resultado de imagem para mares do mundo
Os particulares usos nacionais e continentais, como trânsito fácil de cargas pesadas.
Resultado de imagem para mares do mundo
Mares mais famosos, elevação para culturas ou civilizações.
http://4.bp.blogspot.com/-6pCDcNB9jcM/T9LSwQGCjlI/AAAAAAAATgA/2PopIPAA2V0/s1600/OCEANOS,+MARES+Y+LAGOS+DEL+MUNDO.+2012.jpg
Ao solo temos acesso desde os 10 milhões de anos dos hominídeos, mas aos mares e oceanos apenas desde a invenção das tábuas de apoio e pirogas, 15 mil anos, talvez.

Livros exclusivos e continuados de Internet devem ser escritos sobre os oceanos e os mares e todo tipo de significado que eles têm para nós.

Há toda vida contida neles, o fato de que o calor vindo da Terra e do Sol fazer a água evaporar para o ciclo dela, há correntes marinhas que levam calor (por exemplo, impedem que a Europa ao norte congele) a várias costas, os peixes e mamíferos pescados ou capturados impulsionando indústrias em vários países, há o fundamental zooplâncton/fitoplâncton, há tantas coisas que realmente não sabemos.

REALMENTE NÃO SABEMOS

SABEMOS POUCO.
Os tecnocientistas, embora investigando há centenas de anos, com mais afinco e profundidade há 150 anos, sabem mais – mas o povo desconhece amplamente.
SABEMOS QUASE NADA.
Há coisas que até os TC desconhecem, os oceanos são literal e metaforicamente profundos.

Com tanto poder governempresarial existente em nossos dias e (apesar dos incompetentes e folgados) tanta capacidade real podendo operar na RETRANS (reforma-transformações) do Brasil e do mundo, é até estranho não criarem grupos dedicados exclusivamente.

Que serviços prestam os mares e os oceanos?

Se amarmos as águas todas, inclusive de terra e subterrâneas, o povo liberará recursos para proteção, pesquisa & desenvolvimento.

Vitória, terça-feira, 4 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário