quinta-feira, 27 de julho de 2017


Os Dinos e as Formações Continentais

 

Em Quando Eles Andavam em Pares, pouco antes na sequência atual, raciocinamos que (pelo menos no que seria depois a América do Sul) o par de crátons Planalto Brasileiro e Planalto das Guianas andaram em dupla para o sudoeste a partir da África, que em reação foi para noroeste quando o grande de 273 milhões de anos caiu no que era antes continente único. Provavelmente os dois planaltos são unidos por baixo da planície amazônica contemporânea, onde está o rio Amazonas, consórcio dos 10 mil rios.

ASSIM (mostrado aqui no sentido da leitura, no mapa seria diferente)

HÁ 273 MILHÕES DE ANOS.
INTERMÉDIAS (toda uma série).
POSIÇÕES ATUAIS
BRASIL/ÁFRICA.
Resultado de imagem para brasil e áfrica quando eram unidos
As formas não eram essas, a América do Sul não estava formada.
No início Brasil e África eram separados só por um canal, preenchido pelo magma jorrante que criou as plataformas continentais.
Resultado de imagem para brasil e áfrica

PLANALTO BRASILEIRO ISOLADO

Resultado de imagem para planalto brasileiro isolado
Não tinha as partes verdes, só as bordas, que davam para o Oceano Pacífico (de início o Atlântico não existia, tem 273 milhões de anos), que chegava às bordas dos crátons, muito recortados a Oeste, onde os páleo-rios desaguavam desde muito antes, os de Leste são muito mais recentes.

O RIO XINGU, QUASE TODO, NÃO EXISTIA, SUA BACIA ATUAL ESTAVA SUBMERSA, O PÁLEO-XINGU DESAGUAVA NOS CONTRAFORTES AO SUL

Desaguava bem para sul.

Tendo surgido no vácuo de vida (o grande de 273 milhões extinguiu 99 % das espécies, o de 65 milhões 70 %), os dinossauros eram, de início, bem pequenos, répteis minúsculos.

NÃO ERAM GIGANTES, NEM DE LONGE

OS MINÚSCULOS DO COMEÇO.
OS GIGANTES DE DEPOIS.
Terra.
Estudo revela que primeiros ancestrais dos dinossauros eram quadrúpedes
12 abr 2017
Os primeiros exemplares do grupo biológico que deu origem aos dinossauros e aos pássaros eram animais carnívoros que caminhavam sobre quatro patas, segundo a análise de um novo fóssil publicada nesta quarta-feira pela revista científica "Nature".
Resultado de imagem para os primeiros dinossauros
Os pequenos são os mais antigos à esquerda, foram aumentando de tamanho, como as multinacionais.

Onde passeavam, inicialmente?

Nos crátons, é claro, não poderiam ficar no que não existia, só depois os crátons foram se tornando continentais e os dois tomaram a forma da América do Sul, primeiro surgindo o Arco da América do Sul, AAS, os Andes, depois o Lobato da América do Sul, LAS, intermediário entre os crátons e o arco.

Então, os dois planaltos são um prato cheio de fósseis, milhares e milhares, desde que os ossos tenham sido petrificados. Aliás, demarcarão as bordas, porque a vida vai até onde há mar-oceano, pois ali estão as fozes, onde toda a bacia de chuvas deposita as águas gerais coletadas.

Há fartura de água.

Os fósseis estarão em toda a borda dos dois crátons, mais no Planalto Brasileiro que no outro porque era imensamente maior. Depois de formado o arco, foram para lá, mas só quando o LAS foi levantado, portanto, a sequência para escavação é:

1)       Crátons/CAS;

2)      Lobato/LAS;

3)      Arco/AAS (dinossauros alados foram antes, bem como os ótimos e bons nadadores; ou antepassados das tartarugas, se são tão velhos, ou antepassados das cobras – e lá se transformaram em outros, diversos daqueles dos crátons).

Vitória, quinta-feira, 27 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário