segunda-feira, 31 de julho de 2017


Mirando Bering e a Austrália

 

                            PRIMEIRO ARCO ASIÁTICO DA EXPANSÃO


É bem evidente que os hominídeos ao se expandirem teriam tendência nos cinco milhões de anos desde quando começaram a se movimentar a ocupar todos os espaços, porque cinco milhões de anos é muito tempo, mesmo andando a pé, e eles iriam de uma ponta a outra do primeiro-arco asiático (chamemos assim).

O SEGUNDO ARCO (empurrou-os até a China e até os limites orientais)


Eles teriam esbarrado e sido detidos, ficando largo tempo nesse arco, ali estacionados, porque a canoa-racional (a canoa comporta racionalidade ou humanidade e foi um grande avanço que, penso, só os sapiens trouxeram; os hominídeos nunca devem tê-la tido) não tinha sido inventada. Foram bloqueados pelo mar.

Ficaram empacados ali por largas centenas de milhares de anos, ocupando os cenários, debilitando os contrários, apossando-se dos ambientes, constituindo famílias cada vez mais amplas, domando os ambientes, tornando-se dominantes. Enquanto isso novas levas devem ter vindo da África, seguindo as trilhas cavadas pelos antecessores; pois todos, lembre-se, foram fabricados na Forquilha.

DUAS SAÍDAS POTENCIAIS (cuja potencialidade só foi transformada em realidade muitos milhões de anos depois)


Eles ficaram ali “esperando” pela racionalidade que viria para resolver o problema das grandes águas do mar. Então as glaciações intervieram para modificar tudo, porque nos grandes gelos pontes geladas foram criadas, ou pontes terrestres quando a água baixou. Para a Austrália, onde não poderiam ser criadas pontes geladas, passaram a vau por faixas de terra já há 40 ou 50 mil anos, ao passo que - sempre segundo os tecnocientistas - para as Américas passaram em duas levas tardiamente (como determinado até agora) há 15 e há 12 mil anos.

O caminho da Austrália levou ao congelamento total, pelo isolamento subseqüente, o que mostra como o não-trocar informações pode ser daninho. Da linha australiana nenhum desenvolvimento superior veio. Das duas linhas americanas o congelamento também se sucedeu, posteriormente, porque embora partindo a região da América Central ao mesmo tempo em que a Suméria há 12 mil anos atrás, esta se desenvolveu e aquela não. Somos herdeiros dos sumerianos e dos egípcios e não dos centros-americanos.

AS SUCESSÕES

1.       Tomada da África;

2.       Ocupação do Egito (POVO DA MARGEM ESQUERDA e POVO DA MARGEM DIREITA);

3.      Saída pelo Sinai/Iêmen;

4.      Primeiro arco arábico;

5.      Segundo arco (iraniano);

6.      Primeiro arco europeu;

7.       Primeiro arco asiático;

8.      Segundo arco asiático;

9.      Flecha australiana (40 ou 50 mil anos);

10.   Flechas americanas (15 e 12 mil anos).

Resta procurar no terreno as provas.

Vitória, sábado, 16 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário