quinta-feira, 27 de julho de 2017


Programáquina PIET

 

                            Carl Sagan foi um dos criadores do SETI (Search Extraterrestrial Intelligence, pesquisa de inteligência extraterrestre; que chamei PIET, Pesquisa de Inteligências Extraterrestres – o tradutor já havia dado esse nome), que está retratado no seu livro de FC Contato, filmado com Judie Foster.

                            Já falei das condições de busca, do que devemos esperar encontrar mirando-nos no modelo e em suas chaves e bandeiras. Como devem ser as civilizações alienígenas? Como são seus mundos? Nisto, pelo menos, o Balde Cosmogônico, a Teoria dos Lobatos, a Teoria das Flechas, a Expansão dos Sapiens podem ajudar. SE nada conseguíssemos, pelo menos nossos horizontes seriam abertos e comportariam muito mais hipóteses a respeito de como devem e de como não devem ser, por imposição lógica. Temos muitos defeitos lógicos em nossas visões. Se não aprendêssemos bastante sobre a realidade, pelo menos os filmes de ficção científica melhorariam espantosamente de qualidade; e simultaneamente aprenderíamos mais sobre nós.

                            Agora, em vez de apenas mirar os telescópios, os radiotelescópios, os espectrógrafos e outros aparelhos, deveríamos ter um PROGRAMA particular associado a uma MÁQUINA cativa, um programáquina especialmente destinado a isso; contratos dos governos PARA OLHAR PARA FORA e PARA OLHAR PARA DENTRO, na direção-sentido de nós mesmos. Só temos olhado para fora, quando deveríamos olhar para dentro: como somos, o que fazemos, como evoluímos, todas as perguntas que ainda devemos fazer A SÉRIO, com cuidado, com muita atenção. Temos sido relaxados no programa de busca, apenas cuidando da parte física, quanto há tanto mais na pontescada científica (Física/química, biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6).

                            Investimentos A SÉRIO nos dariam muito mais respostas.
                            Vitória, quinta-feira, 23 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário