terça-feira, 4 de julho de 2017


Nazca, que Desceu ao Inferno de Fogo para Sustentar os Outros

 

                            NAZCA NA Internet

Manto acompanha movimento da placa sul-americana: Observada pluma fóssil a 700 km de profundidade sob o sudeste brasileiro. O deslocamento da placa tectônica sul-americana, que se afasta 1,5 centímetro por ano da africana, é acompanhado pelo manto superior terrestre até a profundidade de 700 km no Brasil. O deslocamento envolve também o manto inferior, mais próximo do núcleo.

Veja que para nós, da América do Sul, Nazca é tudo, em certo sentido, porque estamos apoiados nela. Antes de montarmos sobre suas costas - toda a Placa Sul-Americana - o continente estava debaixo do mar, quase todo, menos os crátons, quer dizer, o planalto Brasileiro e o Planalto das Guianas. Depois que começamos a subir apareceram os Andes e a seguir o canal Lobato foi se fechando, deixando de ser mar, como foi descrito. Assim, Nazca desceu ao inferno do manto para que em cima dela ficássemos nós a salvo da borrasca de fogo que se situa abaixo. Quase tudo que a América do Sul é deve-se a Nazca.

Acontece que os Andes marcam exatamente onde se encontra Nazca a uma certa profundidade e há 70 milhões de anos atrás. Tudo que está debaixo da placa sulamericana tem mais de 70 milhões de anos e está perdido e tudo que está ainda debaixo de água é retrato daquele passado, de como era a Terra há 70 milhões de anos, com os acréscimos de solo e depósitos de vida.

NAZCA QUE SOBROU NA ILHA DA PÁSCOA (Barsa digital compactado)

Famosa pelas gigantescas cabeças esculpidas em pedra, a mais oriental das ilhas polinésias constitui a província chilena denominada ilha da Páscoa, administrativamente vinculada à região de Valparaíso. Situada no sudoeste do oceano Pacífico, a 3.600km da costa sul-americana, a ilha da Páscoa tem superfície de 163km2 e é chamada pelos indígenas Rapa Nui (Grande Rapa) ou Te Pito te Henua (Umbigo do Mundo). ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.1999)

A Ilha da Páscoa é um dos restos do antigo continente, antes que ele começasse a afundar. O enorme peso da América do Sul fez descer grande parte do antigo continente, acredito, e todas as ilhas e terras altas foram para o fundo.

É do maior interesse saber como era a vida antes de 70 milhões de anos e que gêneros de depósitos ela deixou em Nazca, especialmente em volta da Ilha da Páscoa.

A ILHA DA PÁSCOA NA Internet (compactado)

Ilha de Páscoa
Ilha de PáscoaVocê chega a Rapa Nui de avião, a partir de Santiago, no Chile. Hoje, é fácil encontrar lá bons hotéis - e dizem que o povo é muito simpático!
Entre o final de janeiro e o início de fevereiro, os nativos celebram o "Tapati", um festival em homenagem à cultura polinésia. Se você puder, não deixe de fazer essa viagem!

Não se trata só de folclore e sim de coisas da geologia e da paleontologia, que interessam a todos os pesquisadores.
Vitória, segunda-feira, 19 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário