O Sujeito no Eixo do
Círculo Y/Y
Imagine o sinal do
yin/yang (y/y, no modelo o par polar oposto/complementar sim/não). Ele gira,
com a cabeça-do-não dentro do corpo-do-sim e a cabeça-do-sim dentro do
corpo-do-não, como na dialética, dentro de uma das três leis de Hegel/Engels (a
da interpenetração do sim e do não).
Se você vir o
sujeito (PESSOAS: indivíduo, família, grupo ou empresa; AMBIENTE:
cidade/município, estado, nação e mundo – serve para todos e cada um) psicológico
(figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou
economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) postado
no eixo, à volta dele circularão o y/y ou s/n (sim/não) ou quaisquer
dois dentre todos os pares polares. Agora, veja o símbolo pulsando,
ampliando-se e fechando-se, reproduzindo os ciclos que estão no modelo, mas ao
modo do caos. Ele dilata e contrai. Quando você vê isso num eixo temporal
enxerga uma onda senoidal ou cossenoidal. As flechas embatem contra seu
círculo, que pode ser maior ou menor, de raio maior ou menor conforme suas
potências próprias e produções-organizações.
Então imagine que
são inumeráveis círculos, um para cada par polar, que no conjunto fazem um
círculo-expansível dos mais complexos. É com isso que temos de lidar, só que nunca
raciocinamos sobre essa imagem. Ela é útil não só para mostrar a complexidade
da vida de cada um conforme plotada no modelo, mas também como prateoria
pesquisada-desenvolvida real, ou, pelo menos, que poderia ser pesquisada e
desenvolvida ENQUANTO MATEMÁTICA de composições pelos pesquisadores teóricos
& os desenvolvedores práticos. É matemática alta, contudo lá para frente na
medida em que a vida da pessoa ficasse plenamente enquadrada poderia ser-lhe
dada consistência adicional, habilitando-a a embates menos dolorosos com o
ambiente (ou vice-versa, dos ambientes para as pessoas). Para aquelas pessoas
que não conseguem a ausência budista dos desejos, pelo menos haveria um
tratamento racional posto em programáquina. Com o tempo esse gênero de coisa se
disseminaria, ainda que só para alguns (porque o modelo diz de antemão que
sendo 50/50 a soma zero, metade vai tender a cair em confusões; a vantagem,
então, seria proporcionar a certas pessoas sob certas condições estabilidade
mais ou menos duradoura; serviria aos governempresas em certas situações).
Vitória,
sexta-feira, 01 de outubro de 2004.
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