sábado, 29 de julho de 2017


O Sujeito no Eixo do Círculo Y/Y

 

                            Imagine o sinal do yin/yang (y/y, no modelo o par polar oposto/complementar sim/não). Ele gira, com a cabeça-do-não dentro do corpo-do-sim e a cabeça-do-sim dentro do corpo-do-não, como na dialética, dentro de uma das três leis de Hegel/Engels (a da interpenetração do sim e do não).

                            Se você vir o sujeito (PESSOAS: indivíduo, família, grupo ou empresa; AMBIENTE: cidade/município, estado, nação e mundo – serve para todos e cada um) psicológico (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) postado no eixo, à volta dele circularão o y/y ou s/n (sim/não) ou quaisquer dois dentre todos os pares polares. Agora, veja o símbolo pulsando, ampliando-se e fechando-se, reproduzindo os ciclos que estão no modelo, mas ao modo do caos. Ele dilata e contrai. Quando você vê isso num eixo temporal enxerga uma onda senoidal ou cossenoidal. As flechas embatem contra seu círculo, que pode ser maior ou menor, de raio maior ou menor conforme suas potências próprias e produções-organizações.

                            Então imagine que são inumeráveis círculos, um para cada par polar, que no conjunto fazem um círculo-expansível dos mais complexos. É com isso que temos de lidar, só que nunca raciocinamos sobre essa imagem. Ela é útil não só para mostrar a complexidade da vida de cada um conforme plotada no modelo, mas também como prateoria pesquisada-desenvolvida real, ou, pelo menos, que poderia ser pesquisada e desenvolvida ENQUANTO MATEMÁTICA de composições pelos pesquisadores teóricos & os desenvolvedores práticos. É matemática alta, contudo lá para frente na medida em que a vida da pessoa ficasse plenamente enquadrada poderia ser-lhe dada consistência adicional, habilitando-a a embates menos dolorosos com o ambiente (ou vice-versa, dos ambientes para as pessoas). Para aquelas pessoas que não conseguem a ausência budista dos desejos, pelo menos haveria um tratamento racional posto em programáquina. Com o tempo esse gênero de coisa se disseminaria, ainda que só para alguns (porque o modelo diz de antemão que sendo 50/50 a soma zero, metade vai tender a cair em confusões; a vantagem, então, seria proporcionar a certas pessoas sob certas condições estabilidade mais ou menos duradoura; serviria aos governempresas em certas situações).
                            Vitória, sexta-feira, 01 de outubro de 2004.

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