sexta-feira, 28 de julho de 2017


Aglomeração Pedagógica por Perfis

 

                            Essa tentação democrática do “caminho fácil” de nivelamento de todos e cada um levou a nas classes de ensinaprendizado todos estarem espalhados, sem qualquer aproveitamento das tendências.

                            AS SEPARAÇÕES PRETENDIDAS

·       Segundo as capacidades de aprendizado (memória, inteligência e controle ou capacidade de verbalização ou de comunicação);

·       Segundo as riquezas (ricos, médios-altos, médios, médios-baixos ou pobres e miseráveis);

·       As idades (que são muito distintas na universidade);

·       Se os alunos têm ou não emprego ou se tiveram ou não formação anterior;

·       Os sexos (as mulheres têm muito maior facilidade de memorizar);

·       Os bairros de onde provém;

·       As famílias onde estão inseridas (operárias, intelectuais, financistas, militares ou burocratas), etc.

O aproveitamento é muito menor onde não há separação.

Tal separação não visa manter separado, de modo algum, pelo contrário, os alunos serão avisados que a intenção é unir e os grupos se apoiarão mutuamente. Evidentemente a ÂNSIA DEMOCRÁTICA atual investe no ensinaprendizado médio, em que todos são empurrados para a média, estejam acima (retardando seu desenvolvimento) ou abaixo (sofrendo falta de atenção) dela. Alunos que moram longe e tomam ônibus podem chegar atrasados ou estressados das constantes viagens e requerem atenção exclusiva. Os que verbalizam melhor podem ser escolhidos como oradores em nome do grupo. Os que se organizam mais e melhor podem ajudar a turma a se postar adequadamente.

Com isso os professores, diretores e planejadores pedagógicos seriam obrigados desde a infância a observar as qualidades dos alunos, listando-as com palavras ou com códigos, ou ambos.

Tudo seria diferente. Os alunos não estariam misturados a força e veriam que cada um possui aptidão excelente, que deve ceder à coletividade de vontade própria, PORQUE É VANTAJOSO dar do que se têm para obter o que não se possui. Será doravante uma troca racional, não imposta.

Vitória, quarta-feira, 29 de setembro de 2004.

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