sexta-feira, 28 de julho de 2017


A Matemática como Lógica Desafiante

 

                            Quando a UFES seguia no curso de matemática a regra geral poucos se formavam, às vezes dois ou três por ano. Desde há seis anos quando adotou o Novo Ingresso (três fases para o vestibular, duas das quais como para os outros, a terceira sendo freqüência com média cinco nas provas de curso de nivelamento de seis meses em duas matérias, Básica I e Básica II) até 40 vem se formando de cada vez. Mais que isso, no chamado Provão do MEC (Ministério da Educação e Cultura) a M/UFES (chamemos assim a matemática da UFES) só tirou conceito A, por seis anos consecutivo; além disso, ficou repetidamente em primeiro lugar, à frente de todas as faculdades do país. Mais que tudo, 100 % dos alunos tiraram A.

                            O que mudou?

                            Como diz a dialética, é o desafio, é terem decidido dificultar. Pode parecer à primeira vista e ao primeiro pensamento que facilidades é que levariam o maior número de pessoas à frente, mas é o contrário: é desafiar que atrai os melhores cérebros. Só quando os conjuntos (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos e empresas; AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundos) são desafiados é que eles saltam à frente EM TUDO. Só sob pressão os conjuntos destacam-se.

                            Quanto mais desafiados forem, mais darão de si; quanto mais problemas forem apresentados, mais serão resolvidos.

                            Vitória, sábado, 02 de outubro de 2004.

                           

                            ANEXOS: PROBLEMAS, SÓ PROBLEMAS

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Primeira Fase – Nível Universitário

PROBLEMA 1

Considere a matriz complexa  Calcule

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