domingo, 30 de julho de 2017


As Formas dos Lobatos

 

                            Se estamos certos há 10 Lobatos em terras emersas.

                            Naturalmente nenhum é igual a outro, mas qual é a forma de cada um? O LA, Lobato da Austrália, está na posição vertical, o LEU, Lobato da Eurásia na posição horizontal. Uns são mais largos e outros mais estreitos, uns mais compridos e outros mais curtos, uns são mais profundos e outros mais rasos, uns tiveram mais lagos e outros menos. Estão em várias fases de composição. Os arcos de montanhas podem ser também mais estreitos e mais largos, mais altos e mais baixos, há uma infinidade de variações.

                            Embora sejam somente dez, variam grandemente.

                            Há aí divertimento de décadas para os geólogos, até que as formas finais sejam determinadas definitivamente.

                            Naturalmente os conjuntos (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos e empresas; AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo) que se confrontam com eles quererão saber a FORMA EXATA. Não basta saber vagamente, como agora sabemos, que está lá; isso é pouco, as pessoambientes precisam dos detalhes, que os tecnocientistas em suas pesquisas saberão apontar. Só na América do Sul há 13 nações, não se sabe quantos estados e províncias ou quantas cidades/municípios interessados no LAS, Lobato da América do Sul. A toda essa gente não bastará dizer que é algo entre o arco de montanhas e o Planalto Brasileiro e o Planalto das Guianas; de modo algum, ela quererá saber com muito maior precisão NO QUE ESTÁ (literalmente) PISANDO.

                            E isso deve ser feito para cada milhão de anos desde o SG-273 (supergrande de 273 milhões de anos atrás) em 273 mapas universais, o que não é de modo algum pouco trabalho. Definir (273 x 10 =) 2.730 mapas não é fácil: a) longitude, b) latitude, c) altitude de cada ponto, d) onde cada conjunto se situa em relação ao Lobato. Eis aí uma tarefa que não desejo para mim, porque tomará tempo demais, ocupando milhares de pessoas no mundo inteiro - uma tarefa hercúlea que necessita de muito engenho e empenho humano, dedicados e interessados.

                            Porém, alguém precisa fazer.

                            Os governempresas deverão se coligar para essa tarefa espantosa, nunca antes tentada em tão alto grau de cooperação universal.

                            Vitória, sábado, 09 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário