A Soma dos Sons no
Espaço e no Tempo
COORDENA/SONS (Descartes espaçotemporal)
Espaço
Tempo
No espaço (E) estão
os instrumentos, no tempo (T) os segundos, de modo que em cada segundo estão
montadas todas as “vozes”, quer dizer, todos os instrumentos. Desde que vi
(dois mil e quinhentos anos depois de Pitágoras) serem os sons números que
podem ser somados, pude começar a compreender o processo de COM-POSIÇÃO como o
de com-por os sons, pô-los juntos, co-ligados como somas (Σs),
somas-de-sons, em cada segundo as vozes estando montadas. Em cada segundo
podemos ver uma Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas; a
distribuição estatística ficando por conta do complexo RE (razão-emoção) do
compositor.
Podemos obter as
somas parciais em cada segundo, em cada linha temporal que se abre no espaço,
para cima, onde estão colocadas as vozes; e podemos ver a soma de todas as
somas, a soma das curvas, das CS. Evidentemente, quando os sons forem postos
como ondas físicas, com amplitude e freqüência transformadas em
números-portadores, poderemos somá-los no tempo ou distribuí-los no espaço – a
partir daí as linhas verticais no tempo terão sua homogeneidade e harmonia
MATEMÁTICAS estudadas e compreendidas. Com isso se poderá não apenas mapear
todas as composições de que se tem notícia como futuramente para muito maior
prazer produzir GRAUS DE HARMONIA MATEMÁTICA que irão de 00 a 100 %, neste caso
perfeitas em tudo, e quanto mais se aproximem daquele outro extremo, mais deploráveis,
como se verá que são tantas. Poderemos não apenas somar as melodias puras como
as vozes humanas melódicas, quer dizer, a melodia implícita no falar humano.
Vitória, sábado, 09
de outubro de 2004.
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