sexta-feira, 28 de julho de 2017


A Geo-História Dá Lições à Cartografia e ao Jornalismo

 

                            A geografia é a cartografia alta, a cartografia é a geografia baixa; a história é o jornalismo alto, o jornalismo é a história baixa. Isso já havia determinado.

                            UM QUADRO EXPLICATIVO

PÓLO
CONHE-
CIMENTO
GÊNERO DE INDAGAÇÃO
DO QUE TRATA
Cartografia
Baixo
Rasa, superficial, somente mostra...
... as linhas de trânsito, que levam de um ponto a outro
Geografia
Alto
Profunda, procura os motivos ou causas...
... do espaço, tempo presente, relações de domínio na atualidade
História
Alto
Profunda, busca as razões ou explicações...
 ... do tempo, espaço passado, relações de domínio antes de hoje
Jornalismo
Baixo
Rasa, superficial, apenas expõe...
... os fatos, ontem a uma semana atrás

Já disse que tudo isso pode ser muito ampliado, muito dilatado, e até já mostrei como em cada caso. Não se iluda, “linhas de trânsito” da cartografia significam as ligações entre os pontos de bandeira ou chave, digamos da Bandeira da Proteção (lar, armazenamento, saúde, segurança e transportes) – o fato de que sejam em geral desenhados apenas os dos transportes nos diz que são imperfeitos e insuficientes. Há muitas e muitas linhas em muitas chaves.

A questão agoraqui não é essa, é a do título: que lições a GH pode dar à CJ? Obviamente no sentido de melhorar o desenvolvimento desta dupla, que por sua vez exigirá ainda mais pesquisas daquela primeira, criando um círculo virtuoso de P&D (pesquisa & desenvolvimento) teórico & prático.

Isto, é claro, não existe, até porque eles não fazem idéia da configuração dos quatro pólos e da inter-relação deles. Em resumo, estão mais perdidos que cego em tiroteio. Se eles nem começaram a andar como poderão chegar a qualquer lugar? Não poderão dar as necessárias lições porque nem sabem que são necessárias.

Vitória, terça-feira, 28 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário