terça-feira, 4 de julho de 2017


Estudar à Tarde Pode Ser Muito Bom

 

                            Sempre estudei de manhã, antes de ingressar na universidade, e sempre considerei os que estudam à tarde perdedores, os mais fracos, os que não conseguiram pontos, os que não são tão bons.

                            Isso vem de que de manhã estamos acordando “de cuca fresca”; por assim dizer, a mente passou o scandisk e o desfragmentador nas horas de sono e sonho e ficou tudo nos lugares certos, cada memória em seu canto. Os erros apagados, corrigidos os problemas estamos, como diz o povo, “zero bala”, prontos para enfrentar o dia, até porque não houve tempo para acumular memórias de problemas. De tarde já temos seis ou sete horas de encrencas. Na minha infância quem estudava de tarde era uma espécie de proscrito. Tanto é assim que as escolas dão descontos para os alunos da tarde.

                            Agora, pensando bem, estudar à tarde pode ser até melhor, em algumas situações. É que a menos de alunos disciplinados voltar a casa para estudar de tarde pode ser complicado, já que depois do almoço bate “a lombra” (no Aurélio Século XXI digital: S. f. Bras.  1. Efeito ou resultado do uso da maconha), como diz o povo, esse sono pesado que sobrevém depois da refeição, especialmente quando está fazendo muito calor. Se o aluno não for particularmente dedicado é difícil estudar depois do almoço.

                            Por outro lado, o ensino for à tarde na escola de manhã ele acorda com mais disposição para, SOZINHO, enfrentar os livros; vai para as aulas tendo recém-estudado as questões. E o professor pode reforçar, quando dessa queda esperada de rendimento; sabendo que os alunos irão render menos, ele se esforçará mais, desde que tenha consciência. Resumindo, quando acorda, com mais disposição o aluno estuda de manhã em casa e, quando essa capacidade decline, na escola na parte da tarde. Desse jeito, ir à escola no horário vespertino pode ser melhor, no fim das contas, DESDE QUE o aluno realmente se esforce de manhã. Noutra condição, não, de jeito algum. Quando as escolas percebam isso e façam propaganda certamente irão aumentar os preços das aulas dadas de tarde.

                            E desse jeito posso entender que se pode tirar proveito de tudo mesmo, quando se observe com atenção.

                            Vitória, quarta-feira, 14 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário