terça-feira, 13 de junho de 2017


Redondraça

 

Redonda-praça, praça redonda.

O ANÚNCIO ESTÁ NA MATEMÁTICA

Resultado de imagem para circunferência e diâmetro

Um quilômetro de ida e outro de volta, dois deles, correspondem (Pi = 3,141592...) a 6,3 quilômetros em círculo, voltando à origem duas vezes: não precisa ir 3,15 km adiante e voltar outro tanto para caminhar 6,3 km: não é uma reta de 6,3 km, é uma área de πr2 = 3,15 km2. Em vez de tomar linha de 6,3 km, toma-se área circular. Vira praça internalizada, com plantas e grama, com frutíferas, com lagos, com bancos, com teatros, com palcos, com conchas acústicas.

REDONDAS AS ATUAIS, MAS NÃO PÚBLICAS (em quase todas elas o público é persistentemente excluído, embora em tese sejam feitas para ele)

Resultado de imagem para praças redondas
Resultado de imagem para praças redondas
Resultado de imagem para praças redondas
Resultado de imagem para praças redondas

Não são voltadas à população, à harmonia, à conversação, à discussão da vivência e das habilidades, das confusões da vida, de tudo que nos interessa: em resumo, não são planificadas para a efervescência da confiança. Precisamos nos empenhar nisso, em particular a arquiengenharia e as 28 tecnartes outras, todas as oportunidades de repensar a psicologia brasileira.

TÉCNICA-ARTE
ESCURIDÃO
TOTAL
Artes da AUDIÇÃO (2)
Músicas, discursos, etc.
2
Artes da VISÃO (11)
Poesia, prosa, pintura (a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings), desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos, vitrais), LABIRINTOS (jogos), CARTUM/CHARGE (por qualificar a política/ideologia e todo o Conhecimento), QUADRINHOS (por misturar cinema, fotografia, desenho), etc.
13
Artes do OLFATO (1)
Perfumaria, etc.
14
Artes do PALADAR (4)
Comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.
18
Artes do TATO (11), sentido central.
Arquiengenharia, cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui – não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração, COSTURA (para o corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc., numa nova visão da mulher 4D), paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé), PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros sentidos, inclusive olfato com perfumes), etc.
29

PARA SERVIR À UNIÃO: não é este o nosso nome enquanto nação, União Federal? E servir à união não é servir ao povo? Isso, no meu modo de entender, esse servir significa para mim preparar lugares em que a confiança implícita se torna explícita via debates e questionamentos (o espaço da praça foi infelizmente substituído pelo virtual das redes sociais).

Vitória, terça-feira, 13 de junho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário