Quanto
Linhares Tem de Ser Alto?
O mundo é em
produção 40 vezes o Brasil, este 40 vezes o Espírito Santo, este 40 vezes
Linhares – é o que tenho pensado de forma simplificada, pois o número 40 é tão
bonitinho (não falam de estética em Ciência? E a economia não é uma ciência?).
Então,
pensei que para Linhares igualar o mundo teria de ser 64 mil vezes o que é; o
ES para igualar o Brasil 1.600 vezes o que é; o Brasil para igualar o mundo 40
vezes o que é, o que é um bocado de coisa, uma enorme pretensão. Ora, quando se
quer algo tão grande, TUDO deve ser igualmente grande. E obter 40 vezes o
Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia,
Ciência/Técnica e Matemática) não é fácil, não é trivial, é preciso
competência. É, malposto, como alguém que tem uma casa querer ter outras 39,
sabendo que os outros vão resistir a serem espoliados.
Essa
é a palavra chave: competência.
Os
cento e tantos mil de Linhares teriam de produzir tanto quanto os 3,2 milhões
do ES (relação de 32/1), estes tanto quanto 175 milhões do Brasil (relação de
55/1), estes tanto quanto 6,3 bilhões do mundo (relação de 36/1). Pois o salto
é duplo, quantitativo e qualitativo, já que é preciso pegar o que é dos outros.
Quantitativo é mais do mesmo, qualitativo é mesmo do mais, do melhor, do
superior. Para Linhares chegar a tomar todo o ES teria de ser TRINTA E DUAS
VEZES TÃO COMPETENTE QUANTO, o que diz respeito a produtividade, que é
qualidade, salto, e não a mera produção, que é quantidade. Para tal Linhares
deveria adotar uma lógica e uma dialética superiores, quer dizer, uma dialógica
ou diálogo-de-mundo, uma visão-de-mundo, uma percepção-de-mundo TRINTA E DUAS
VEZES TÃO BOA QUANTO A DOS OUTROS, o que beiraria o divino. E é porisso que é
tão difícil. Ser o dobro de esperto dos outros é dificílimo; em geral se aspira
ser 10 ou 20 % mais esperto, quer dizer 1,1 ou 1,2 e não 32, 36, 55. Se o PIB
percapita de um é 25 mil e o do outro é 2,5 mil, é-se 10 vezes tão esperto
quanto.
As
pessoas ficam congeladas com o quantitativo, esquecendo-se do qualitativo. DAR
OS SALTOS é que é fundamental e é para isso que deveriam ser treinadas as
pessoas. Em geral a receitas são de produção, aumentar a produção, multiplicar,
e não potencializar, que é multiplicação de segundo grau. Isso é muito mais
complexo. Para isso deveríamos colocar escola.
Vitória,
segunda-feira, 12 de abril de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário