sexta-feira, 9 de junho de 2017


Quanto Linhares Tem de Ser Alto?

 

                            O mundo é em produção 40 vezes o Brasil, este 40 vezes o Espírito Santo, este 40 vezes Linhares – é o que tenho pensado de forma simplificada, pois o número 40 é tão bonitinho (não falam de estética em Ciência? E a economia não é uma ciência?).

                            Então, pensei que para Linhares igualar o mundo teria de ser 64 mil vezes o que é; o ES para igualar o Brasil 1.600 vezes o que é; o Brasil para igualar o mundo 40 vezes o que é, o que é um bocado de coisa, uma enorme pretensão. Ora, quando se quer algo tão grande, TUDO deve ser igualmente grande. E obter 40 vezes o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) não é fácil, não é trivial, é preciso competência. É, malposto, como alguém que tem uma casa querer ter outras 39, sabendo que os outros vão resistir a serem espoliados.

                            Essa é a palavra chave: competência.

                            Os cento e tantos mil de Linhares teriam de produzir tanto quanto os 3,2 milhões do ES (relação de 32/1), estes tanto quanto 175 milhões do Brasil (relação de 55/1), estes tanto quanto 6,3 bilhões do mundo (relação de 36/1). Pois o salto é duplo, quantitativo e qualitativo, já que é preciso pegar o que é dos outros. Quantitativo é mais do mesmo, qualitativo é mesmo do mais, do melhor, do superior. Para Linhares chegar a tomar todo o ES teria de ser TRINTA E DUAS VEZES TÃO COMPETENTE QUANTO, o que diz respeito a produtividade, que é qualidade, salto, e não a mera produção, que é quantidade. Para tal Linhares deveria adotar uma lógica e uma dialética superiores, quer dizer, uma dialógica ou diálogo-de-mundo, uma visão-de-mundo, uma percepção-de-mundo TRINTA E DUAS VEZES TÃO BOA QUANTO A DOS OUTROS, o que beiraria o divino. E é porisso que é tão difícil. Ser o dobro de esperto dos outros é dificílimo; em geral se aspira ser 10 ou 20 % mais esperto, quer dizer 1,1 ou 1,2 e não 32, 36, 55. Se o PIB percapita de um é 25 mil e o do outro é 2,5 mil, é-se 10 vezes tão esperto quanto.

                            As pessoas ficam congeladas com o quantitativo, esquecendo-se do qualitativo. DAR OS SALTOS é que é fundamental e é para isso que deveriam ser treinadas as pessoas. Em geral a receitas são de produção, aumentar a produção, multiplicar, e não potencializar, que é multiplicação de segundo grau. Isso é muito mais complexo. Para isso deveríamos colocar escola.
                            Vitória, segunda-feira, 12 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário