Orientando os Jogos
na Caverna
Seguindo o Modelo da
Caverna dos homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e das mulheres (fêmeas e
pseudomachos) coletoras podemos dizer que tipos de jogos servem para quem (e
como orientar as propagandas).
DE QUEM SÃO OS JOGOS
·
JOGOS
DE CAÇA (de inteligência): dos homens;
·
JOGOS
DE COLETA (de memória): das mulheres;
·
JOGOS
MISTOS (de controle ou comunicação ou verbalização – como aqueles de composição
combinada de palavras e palavras-cruzadas). Se formarem pares devem ser um
homem e uma mulher contra outro homem e outra mulher.
JOGOS
DE CAÇA
·
Baralho;
·
Dama
e xadrez;
·
Videogames
ou videojogos;
·
Esportes;
·
Imitação
de guerra (wargames, jogos de guerra, tipo WAR);
·
Conquistas
econômicas (banco imobiliário, etc.);
·
Obstáculos
das forças (magnética, elétrica, fraca e forte, e gravinercial, nos chamados
“jogos gravitacionais”: patins, skates, etc.)
·
Arco-e-flecha,
martelo, lança, etc.
Não adianta oferecer jogos de caça às
mulheres, elas não vão gostar. Nem vice-versa, jogos de coleta aos homens.
Assim, qualquer jogo velho deve ser
redefinido para a caça, se quiser agradar em cheio aos homens (mesmo aos
homens-mirins, os garotos) e os novos jogos que venham a ser planejados devem
ser direcionados à caça.
A
CAÇA QUANTITATIVA
(volume da caça)
·
Muitíssima;
·
Muita;
·
Média;
·
Pouca;
·
Pouquíssima.
A
CAÇA QUALITATIVA
(variedade pontual)
·
Um
a “o” objetos.
A caça fica mais interessante se o próprio
caçador está sendo caçado e se deve observar à frente e para retaguarda, se a
quantidade de obstáculos é grande, se há vários planos para eles (vários níveis
de terreno), se o cenário VOLUMÉTRICO é perfurado (digamos, por chuva, granizo,
insolação, enchentes), se o acaso das manifestações é introduzido e assim por
diante.
Em resumo, se os novos planejadores
forem criar novos jogos, devem de agora em diante, para serem mais bem
sucedidos, observar o modelo. Os prêmios podem ser marcados por pontos ou
números, é claro, como vem sendo, mas se forem colocados objetos a trazer de
volta às cavernas nas expedições, melhor ainda, pois agradarão mais.
O planejador (master-of-games) de
jogos deve, como eu já disse noutro texto, mirar as caçadas, tanto as antigas
quanto as atuais.
Vitória, terça-feira, 11 de maio de
2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário