sexta-feira, 16 de junho de 2017


Lojas de Caçadores e de Coletoras

 

                            Com base em nossas conversas sobre o Modelo da Caverna de homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e de mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras, Gabriel entrou nesse assunto, que tento aprofundar, dizendo que o tempo da mulher é cíclico, circular, é espaço, ao passo que o espaço dos homens é linear, reto, é tempo. Mulheres não dão bola para o tempo, homens não ligam para o espaço (isso nos diz que longas viagens em linha reta serão torturantes para elas; vão querer parar e circular de tempos em tempos – em particular “estabelecer caverna”, ou seja, espaço medido, vizinhança, conversar, “puxar assunto”). Para os homens é o espaço que não conta, o tempo é que é premente (homens vão sempre ficar olhando as horas nos relógios e olhando em volta, para se prevenir de ataques, e em frente, para onde querem ir).

                            Isso evidentemente põe dois compradores (e dois vendedores) diferentes. Mulheres podem ficar horas zanzando, passando pelo mesmo lugar muitas vezes, para ver se não esqueceram de coletar mínimas coisas potenciais. Homens contarão os segundos gastos. Para pegar, homens tropeçarão nas coisas e nas pessoas e ficarão desconfortáveis em espaços pequenos, principalmente se tiverem muitas aberturas, donde presumidamente viriam às feras, e mais ainda se elas ficarem às costas. Mulheres vão querer espaços amplos. Homens, linhas por onde seguir, pegando coisas à esquerda e à direita e carregando às costas (que ficam indefesas; as compras seriam uma barreira a mais para os dentes chegarem às costelas). Mulheres, como já ficou dito, carregarão as coisas à frente, na barriga, protegendo-as como se fossem suas vidas. Se lhes for dado dinheiro suficiente para tudo, tudo comprarão, mas olharão peça por peça, porque essas coisas devem DURAR NO ESPAÇO, quer dizer, para sempre, sem contar tempo. Para os homens todas as coisas tem começo e fim, começam e terminam, acabam; porisso não prestam muita atenção em controle de qualidade e são péssimos compradores, aceitando muitas peças defeituosas (os vendedores vem usando isso, instintivamente, há muito tempo, empurrando roupas desfiadas, com manchas e outros defeitos).

                            Em resumo, são duas almas diferentes. Para vender agressivamente os pares a formar são mulher-vendedora com homem comprador e homem-vendedor com mulher compradora. Para vendas tranqüilas, sem empurrar, mulheres vendedoras e compradoras, homens vendedores e compradores.

                            Vitória, sábado, 01 de maio de 2004.

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