Lojas de Caçadores e
de Coletoras
Com base em nossas
conversas sobre o Modelo da Caverna de homens (machos e pseudofêmeas) caçadores
e de mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras, Gabriel entrou nesse assunto,
que tento aprofundar, dizendo que o tempo da mulher é cíclico, circular, é
espaço, ao passo que o espaço dos homens é linear, reto, é tempo. Mulheres não
dão bola para o tempo, homens não ligam para o espaço (isso nos diz que longas
viagens em linha reta serão torturantes para elas; vão querer parar e circular
de tempos em tempos – em particular “estabelecer caverna”, ou seja, espaço
medido, vizinhança, conversar, “puxar assunto”). Para os homens é o espaço que
não conta, o tempo é que é premente (homens vão sempre ficar olhando as horas
nos relógios e olhando em volta, para se prevenir de ataques, e em frente, para
onde querem ir).
Isso evidentemente
põe dois compradores (e dois vendedores) diferentes. Mulheres podem ficar horas
zanzando, passando pelo mesmo lugar muitas vezes, para ver se não esqueceram de
coletar mínimas coisas potenciais. Homens contarão os segundos gastos. Para
pegar, homens tropeçarão nas coisas e nas pessoas e ficarão desconfortáveis em
espaços pequenos, principalmente se tiverem muitas aberturas, donde
presumidamente viriam às feras, e mais ainda se elas ficarem às costas.
Mulheres vão querer espaços amplos. Homens, linhas por onde seguir, pegando
coisas à esquerda e à direita e carregando às costas (que ficam indefesas; as
compras seriam uma barreira a mais para os dentes chegarem às costelas). Mulheres,
como já ficou dito, carregarão as coisas à frente, na barriga, protegendo-as
como se fossem suas vidas. Se lhes for dado dinheiro suficiente para tudo, tudo
comprarão, mas olharão peça por peça, porque essas coisas devem DURAR NO
ESPAÇO, quer dizer, para sempre, sem contar tempo. Para os homens todas as
coisas tem começo e fim, começam e terminam, acabam; porisso não prestam muita
atenção em controle de qualidade e são péssimos compradores, aceitando muitas
peças defeituosas (os vendedores vem usando isso, instintivamente, há muito
tempo, empurrando roupas desfiadas, com manchas e outros defeitos).
Em resumo, são duas
almas diferentes. Para vender agressivamente os pares a formar são
mulher-vendedora com homem comprador e homem-vendedor com mulher compradora.
Para vendas tranqüilas, sem empurrar, mulheres vendedoras e compradoras, homens
vendedores e compradores.
Vitória, sábado, 01
de maio de 2004.
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