quinta-feira, 1 de junho de 2017


Leitura Coletiva da Biblioteca

 

Longe de ser fácil (só parece fácil porque não mensuramos a falta de aproveitamento) ler um livro sequer, é extremamente difícil, pois há vários níveis de atendimento na pretensão, a saber (incompletamente):

1.       As letras, o alfabeto, que não é somente lista sequencial numerável de 1 a 26, é grupo potencial de ligações (nas letras já estão a utilidade silábica, das sílabas, e a composição de frases – a alfabetização começa por uma palavra, bê-á-bá, bá);

2.      A referência empírica (prática, de traquejo de vivência, por exemplo, atribui a palavra irreal jabuticaba à fruta real) binária biunívoca palavra-fruta;

3.      A dialógica contida nas frases, digamos, “João carrega a pá”, tem lógica implícita e relação-dialética explícita, a indicação de sujeito que faz movimentação de produto;

4.     A composição mecânica de cenário em que se insere o sujeito para complexas composições (de fato, o falar é uma cenarização, o falante é um teatrólogo, um escritor de processobjetos);

5.      Repare que é tudo muito dinâmico, porquanto a pessoa está dentro do quadridimensional (3D + tempo);

6.     Na decodificação do texto, o leitor deve ser capaz de reconhecer todas as palavras ou consultar dicionário ou enciclopédia e reconhecer razões e emoções, tendo destreza para compartilha-las;

7.      Como cada um de nós tem experiência diminuta frente às 6,5 mil profissões e todo o espaçotempo geo-histórico, há enormes dificuldades.

Há muito mais, porém não podemos ir muito adiante aqui e agora.

O mecanismo de leitura é extremamente complexo, já que há cinco níveis de percepção pelos leitores, como já tratei.

Portanto, faz todo sentido exponencializar para o coletivo a leitura tradicional, que é individual, quer dizer, incumbir o social de suprir nossas deficiências, cada qual se encarregando de ler um livro, que será comunicado a todos (não é a mesma coisa dos “clubes de leitura”, aquela coisa medonha, detestável, porque complacente), processo de re-conhecimento, não mais no nível pessoal e sim ambiental.

A LEITURA PESSOAMBIENTAL

LEITURAS AMBIETAIS.
Leitura mundial.
Leitura nacional.
Leitura estadual.
Leitura urbano-municipal.
LEITURAS PESSOAIS.
Leitura empresarial (ainda por organizar).
Leitura grupal.
Leitura familiar.
Leitura individual.

Todas essas potências estão presentes. Basta utilizá-las. É apenas o caso de repotencializar a leitura de todo o Conhecimento.

Vitória, quinta-feira, 1 de junho de 2017.

GAVA.

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