domingo, 18 de junho de 2017


Fus/ka


 

                            O FUSCA NA INTERNET


Em cerca de 60 anos desde sua criação, o fusca tradicional teve muitas alterações, mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor de 995cc de 19cv da época em que foi projetado (em 1935/1936) até o de 1.584cc de 53cv atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas o seu conceito básico permaneceu o mesmo, com motor quatro cilindros traseiro, refrigerado a ar. Atualmente o novo Fusca " New Beetle " é vendido por aproximadamente US$ 27.000,00 o que em reais dão aproximadamente R$ 50.000,00 (hoje, com o dólar a mais de três reais, nada menos de 91 mil reais, JAG).


                            A Ford e a Volkswagen se uniram no Brasil na Autolatina, que funcionou por vários anos antes de desfazer a sociedade. Nesse ínterim tiraram a lataria do Fusca e colocaram uma nova versão, aliás semelhante. Rebaixaram a potência de 1.500 ou 1.600 cc a 1.000 cc, embora melhorando proporcionalmente o desempenho e passaram a vender mais caro. Isso se chama “adaptar às condições brasileiras”, no jargão das montadoras, o que quer dizer barbaramente ganhar mais com menos. Tiraram o nome Fusca e o novelho carro chupado passou a chamar-se Ford Ka, ou FKa, que é o velho Fusca. Como Jesus ele não morreu, não morreu de fato, apenas morreu para ressuscitar outro e o mesmo.


                            O FORD KA NA INTERNET


Ford Ka 2002: reestilização ao gosto do freguês.

Após quatro anos de seu lançamento, a linha Ford Ka passa pela sua primeira reestilização.  O novo pára-choque dianteiro em conjunto com a nova grade do radiador lhe conferem um visual mais robusto.

As mudanças na linha Ka se restringiram apenas a estética. Em sua mecânica nada foi alterado.  As grandes modificações que o modelo passou se concentraram em sua parte traseira.

                            A AUTOLATINA NA INTERNET

ANÚNCIO PÚBLICO DA AUTOLATINA

Profissional: Horst Richter
Empresa: Auto Latina Comercio, Negócios e Participações Ltda.
Trabalho: Anúncio Público da Auto Latina
Categoria: Relações Públicas a Nível Internacional.
O trabalho de preparação e anúncio da criação da Autolatina – holding que controla as operações automotivas e financeiras da Volkswagen e da Ford, no Brasil e Argentina – afigurava-se complexa missão, pois deviam ser alcançados e convencidos diversos públicos em diferentes países.

                            Então, ei aí: unem-se duas empresas (de 1987 a 1994) e a Volkswagen passa à Ford o projeto falido do Fusca como herança renovada no Ka. Quem perde nisso tudo? O povo brasileiro. Tiraram 600 ou 500 cilindradas, aumentaram o preço, maquiaram e revenderam uma coisa antiquíssima e morta. Um morto-vivo, um zumbi que segue passeando entre nós. Essas histórias precisam ser contadas em livro, para que povo e elites entendam bem a jogada e saibam no futuro se defender de golpes.

                            Vitória, sexta-feira, 14 de maio de 2004.

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