quinta-feira, 8 de junho de 2017


Conselho Econômico Empresarial do ES (CEMPES)

 

                            MIRANDO A ECONOMIA (representando as federações)

·        Conselho agropecuário/extrativista;

·        Conselho industrial;

·        Conselho comercial;

·        Conselho de serviços;                                                                                

·        Conselho dos bancos.

Faria todo sentido deixar entrar o Governo geral (das cidades/municípios, dos estados, da nação e observador mundial) numa vaga, a sexta, triangular: Executivo, Legislativo e Judiciário, com um voto só. E os trabalhadores, com cinco representantes conforme os setores e um voto só, a presidência sendo exercida rotativamente (a chance de ser um empresário é de 5/7, mais de 70 %).

OS SENTIDOS DO CONSELHO

·        Olhos-do-Conselho (visão-de-mundo, Conhecimento: Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática – diz do alcance perceptivo do CEMPES);

·        Ouvidos-do-Conselho (a sabedoria de ouvir-o-mundo, receber informações através da mídia: TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet; um grupo encarregado de absorver e triar as informações);

·        Tato-do-Conselho (duplo-macia, diplomacia macia dos dois lados, habilidade de equilíbrio);

·        Olfato-do-Conselho (saber cheirar as oportunidades);

·        Língua-do-Conselho (domínio da língua) e paladar-do-Conselho (que ninguém é de ferro e os conselheiros também precisam de amenidades – mas não de mordomias, cada um que sustente as suas).

Aí seria interessante instituir um DEPARTAMENTO DE PESSOAS (psicologia de indivíduos, famílias, grupos e empresas) e um DEPARTAMENTO DE AMBIENTES (relações com cidades/municípios, estados, nações e mundo), pois as federações e confederações são muito primitivas, não sabem tratar com esses conjuntos.

A ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CONSELHO

·        Classes de figuras ou psicanálises;

·        Classes de objetivos ou psico-sínteses;

·        Classes de produções ou economias (uma para cada setor);

·        Classes de organizações ou sociologias;

·        Classes de espaçotempos ou geo-histórias.

Pois os conselheiros devem poder oferecer aos empresários ajuda no entendimento de todos os pessoambientes acima, nas relações com cada um e com todos eles.

Em resumo, o Conselho seria para oferecer embasamento prateórico à coletividade empresarial capixaba, permitindo-lhe dar um salto por sobre as demais. E isso dentro dos moldes do modelo, facilitando assumir uma certa massa crítica que sustente o ir além.

Vitória, terça-feira, 13 de abril de 2004.

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