Conselho Econômico
Empresarial do ES (CEMPES)
MIRANDO A ECONOMIA (representando as federações)
·
Conselho
agropecuário/extrativista;
·
Conselho
industrial;
·
Conselho
comercial;
·
Conselho
de serviços;
·
Conselho
dos bancos.
Faria todo sentido deixar entrar o
Governo geral (das cidades/municípios, dos estados, da nação e observador
mundial) numa vaga, a sexta, triangular: Executivo, Legislativo e Judiciário,
com um voto só. E os trabalhadores, com cinco representantes conforme os
setores e um voto só, a presidência sendo exercida rotativamente (a chance de
ser um empresário é de 5/7, mais de 70 %).
OS
SENTIDOS DO CONSELHO
·
Olhos-do-Conselho
(visão-de-mundo, Conhecimento: Magia/Arte, Teologia/Religião,
Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática – diz do alcance perceptivo
do CEMPES);
·
Ouvidos-do-Conselho
(a sabedoria de ouvir-o-mundo, receber informações através da mídia: TV,
Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet; um grupo encarregado de
absorver e triar as informações);
·
Tato-do-Conselho
(duplo-macia, diplomacia macia dos dois lados, habilidade de equilíbrio);
·
Olfato-do-Conselho
(saber cheirar as oportunidades);
·
Língua-do-Conselho
(domínio da língua) e paladar-do-Conselho (que ninguém é de ferro e os
conselheiros também precisam de amenidades – mas não de mordomias, cada um que
sustente as suas).
Aí seria interessante instituir um
DEPARTAMENTO DE PESSOAS (psicologia de indivíduos, famílias, grupos e empresas)
e um DEPARTAMENTO DE AMBIENTES (relações com cidades/municípios, estados,
nações e mundo), pois as federações e confederações são muito primitivas, não
sabem tratar com esses conjuntos.
A
ESCOLA DE PSICOLOGIA DO CONSELHO
·
Classes
de figuras ou psicanálises;
·
Classes
de objetivos ou psico-sínteses;
·
Classes
de produções ou economias (uma para cada setor);
·
Classes
de organizações ou sociologias;
·
Classes
de espaçotempos ou geo-histórias.
Pois os conselheiros devem poder
oferecer aos empresários ajuda no entendimento de todos os pessoambientes
acima, nas relações com cada um e com todos eles.
Em resumo, o Conselho seria para
oferecer embasamento prateórico à coletividade empresarial capixaba,
permitindo-lhe dar um salto por sobre as demais. E isso dentro dos moldes do
modelo, facilitando assumir uma certa massa crítica que sustente o ir além.
Vitória, terça-feira, 13 de abril de
2004.
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