domingo, 18 de junho de 2017


Claricescola

 

                            Sou fã da Clarice, venho lendo-a há 30 anos, comentei 13 de seus livros, para os quais achei muitas chaves de releitura sob a condição explícita de romance.

                            CLARICE NA INTERNET (1920-1977)

DADOS BIOGRÁFICOS
Clarice Lispector nasceu a 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, Ucrânia. Recém-nascida veio com os pais, em 1921, para Maceió. Em 1924, mudou-se com a família para Recife e, em 1935, estavam no Rio de Janeiro. Em 1943, tornou-se aluna da Faculdade de Direito. Nesse período escreveu seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem.

                            Se olharmos os níveis (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados) ela é, claramente, claricima/mente, uma iluminada, a única de que se tem notícia. Seus textos devem ser estudados como conselhos aos humanos e em patamares MUITO MAIS profundos. Evidentemente ela não deve ser indicada nas universidades e nas escolas de segundo e primeiro grau apenas como índice de pureza lingüística, mas também como oportunidades de conhecer o mundo, o universo inteiro, em particular a aventura humana na Terra.

                            O aprofundamento que ela permitirá é do mesmo nível dos iluminados, exceto Cristo, que está mais no alto e é outra história. Num dos textos ela diz que apenas gostaria de ser “um dos sete”, quer dizer, dos sete maiores iluminados. Não sei se é, mas pelo menos está na competição. E ela esteve tão perto de nós quanto 1977, quando morreu. Foi uma pena ter morrido tão cedo.

                            Que não haja escolas que a estudem diretamente, só a ela, mostra como a profundidade do pensamento pode passar despercebida. Classes de Clarice, pedagogia de Clarice, ensinaprendizado de Clarice.

                            Vitória, quinta-feira, 13 de maio de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário